Documentário sobre o Marajó participa de mostra de cinema na Áustria

Por Instituto Peabiru
Publicado em 29/11/2012

Uma das cenas do documentário

O ‘Expedição Viva Marajó, de Regina Jehá, será exibido nesta sexta-feira, 30 de novembro, na VIII Mostra de Cinema Brasileiro Fórum Brasil em Salzburg, na Áustria. O documentário realizado como parte do Programa Viva Marajó, do Instituto Peabiru, percorre ainda as cidades de Viena, Linz e Freidstadt até o dia primeiro de dezembro.  O filme de 52 minutos dá voz ao marajoara e mostra o cotidiano da população ribeirinha do maior arquipélago fluviomarinho do mundo. Destaca a relação das comunidades com as marés, os recursos naturais e os contrastes sociais.

O documentário foi apresentado nos dezesseis municípios do Marajó  e participou de diversos festivais internacionais, entre eles o 24° FIPA Situation de La Création Internationale (França); o 4° Upto3 (Canadá); e o 9° Ischia Film Festival-Offical Selection (Itália). Foi produzido pela Lauper Films, com apoio do Fundo Vale, da VALE SA e do Instituto Peabiru, que desenvolve o Programa Viva Marajó.

Redes Sociais – O convite para fazer parte da mostra na Áustria surgiu a partir da repercussão do lançamento do filme no Rio de Janeiro e em São Paulo, por ocasião da Conferência Rio +20, em junho, além da contribuição das Redes Sociais na Internet. “Uma professora da universidade de Salzburg viu uma matéria no jornal na época do lançamento do filme no Rio e São Paulo, entrou na internet, viu o teaser e o clip musical que postamos e me encontrou rede”, conta Regina Jehá.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=QchQoFiZ3wM]

Como parte do Programa Viva Marajó, do Instituto Peabiru, a ideia do documentário surgiu para apresentar os diferentes ecossistemas e culturas marajoaras para os próprios habitantes da região. É parte do esforço relacionado à candidatura do Marajó como Reserva da Bioesfera junto à Unesco. Além do trabalho de valorização da cultura, o Viva Marajó desenvolve ações para melhorar a condição de vida marajoara, especialmente com as cadeias de valor de açaí, e na questão do ordenamento territorial e criação de unidades de conservação.

Para filmar o ‘Expedição Viva Marajó’, a diretora Regina Jehá e sua equipe percorreram 2 mil quilômetros de rios, mostrando como se configura a relação com o tempo, com as marés e com a natureza em um dos territórios mais remotos do país. A obra destaca, ainda, a biodiversidade da região, o manejo de recursos naturais e seu patrimônio arqueológico.

SERVIÇO

FICHA TÉCNICA

Expedição VIVAMARAJÓ

direção Regina Jeha

fotografia e câmera Emerson Bueno

edição José Carone Júnior

roteiro Regina Jeha

música Egberto Gismonti

direção musical Egberto Gismonti

som direto Ricardo Nascimento

colorista Ricardo Herling

color grading Lutcolor

pós-produção de áudio Zoo Audio Productions

sonorização Dan Zimmerman/ Michel Moreira

produção Maria Teresa Meinberg/ Regina Jeha

design gráfico Fernanda Martins/ Mapinguari Design

assistente de edição André Bomfim

Realização: Instituto Peabiru – Programa Viva Marajó

Patrocínio: Vale e Fundo Vale

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários