Museu Goeldi e Instituto Peabiru lançam campanha em prol do Parque Zoobotânico

Por Instituto Peabiru
Publicado em 23/03/2016
O Governo do Pará e o Museu Emílio Goeldi firmaram, nesta terça-feira, 22, durante o lançamento da campanha de mobilização em prol da revitalização do parque zoobotânico, em Belém, uma parceria para incentivar e desenvolver ações educativas de cunho ambiental, que devem ser incorporadas nas atividades de diversos órgãos da administração pública estadual. A parceria proporcionará, num primeiro momento, que jovens atendidos pelas Fundações Pro Paz e de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) ingressem no mercado de trabalho como estagiários do parque. FOTO: CLÁUDIO SANTOS / AG. PARÁ DATA: 22.03.2016 BELÉM - PARÁ

Evento de lançamento da campanha de mobilização para a revitalização do Parque Zoobotânico. Foto: Cláudio Santos/AG. PARÁ

Representantes de órgãos do governo, da indústria paraense e da sociedade civil estiveram reunidos na terça-feira (22), para o lançamento da Campanha de Mobilização em prol da Revitalização do Parque Zoobotânico, do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). O evento aconteceu no Auditório Alexandre Rodrigues, localizado no Parque. A iniciativa é do Programa ProGoeldi, um acordo de cooperação entre o Museu Goeldi e o Instituto Peabiru para mobilizar a sociedade paraense em prol da instituição científica.

O principal objetivo do encontro foi o de buscar novos parceiros e disseminar junto a todos os cidadãos paraenses, a importância do Museu Goeldi em oferecer mais conforto aos visitantes e aos animais e aprimorar as ações de educação e cultura. Com o patrocínio do Banpará, a ocasião também contou com a presença de animais do parque, como preguiças e ofídios e a realização de um passeio guiado.

“Hoje nós apresentamos do que se trata o ProGoeldi e qual a importância de termos um parque revitalizado. Foi um momento em que pudemos agradecer às empresas que já estão participando ativamente desta campanha, como o Banpará, nosso primeiro patrocinador, e as Tinta Coral, que fará a pintura do muro do Parque”, conta João Meirelles Filho, diretor geral do Instituto Peabiru. “Agora queremos sensibilizar mais a sociedade paraense, em especial a belenense, que tem aqui no Museu Goeldi um grande orgulho”, completa.

Durante o encontro, foram lançados ainda o Selo Comemorativo 150 anos do Museu Goeldi; o Livro “Distrito Florestal Sustentável da BR-163”, e foi apresentada a parceria com o Governo do Estado do Pará, para projeto de educação ambiental, através do Pro Paz. “Estamos em um momento em que precisamos de união. E é o Museu Goeldi proporciona para nós. É aqui que reunimos a família para o passeio, por exemplo. Nossa parceria tem justamente este caráter, de trabalhar a cultura de paz ao darmos capacitação para nossos jovens e oferecemos bolas remuneradas para que eles atuem aqui no Parque. A Fasepa, Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará, também participará deste convênio, com jovens que serão acompanhados por uma equipe psicossocial e poderão atuar como monitores”, explica Jorge Antônio Bittencourt, presidente da Fundação Pro Paz.

O lançamento do Selo 150 Anos do Museu Goeldi foi um dos pontos de destaque durante a programação do evento. “Criamos um selo que é uma ferramenta de comunicação utilizada para marcar um momento. E no caso, os 150 anos que serão comemorados em outubro. Então, buscamos uma identidade que contivesse toda a história, o passado, o futuro e o presente do Museu Goeldi, ou seja, elementos representativos do que a instituição oferece e já contribuiu para o nosso conhecimento amazônico”, explica Sâmia Batista, designer da agência Mapinguari Design, responsável pela criação do selo.

A chefe de comunicação do Banpará, Wilma Soares, esteve presente no evento. O Banpará é o primeiro patrocinador do ProGoeldi. “O Banpará compartilha ações de conservação do Meio Ambiente e como o Museu é um parque zoobotânico, deve ser preservado para valorizar a fauna e a flora paraense. Daí a importância do patrocínio ao ProGoeldi  como parte das ações de responsabilidade socioambiental do Banpará”, conta Wilma Soares.

Ter o reconhecimento de toda a sociedade e contar com o abraço de empresas e cidadãos em geral, é um motivo de muito orgulho para a equipe do Museu Goeldi. A afirmação foi feita pela coordenadora de Comunicação e Extensão do MPEG, Maria Emília Sales, que também coordena o programa MuseuGoeldi150 . “Por aqui passam 400 mil pessoas todos os anos alem de mais de 50 mil estudantes. Temos um prazer em sentir que somos importantes e, por isso, queremos fazer desta data, dos 150 anos, um marco para a população paraense. E pra isso contamos com todos”, disse Maria Emília.

“O Parque está na memória dos paraenses e moradores de Belém. A maior parte dos turistas que vem a Belém vai ao parque. Para nós, o envolvimento da sociedade paraense assinala o reconhecimento da importância do Museu Goeldi como instituto de pesquisa no desenvolvimento do estado e da região amazônica”, comenta Nilson Gabas Jr., Diretor do Museu Goeldi.

Sobre o ProGoeldi – O ProGoeldi é um acordo de cooperação entre o Museu Goeldi e o Instituto Peabiru para mobilizar a sociedade paraense em prol do Museu. São previstas ações de diferentes naturezas para comemorar o aniversário de 150 anos da instituição científica, comemorado em outubro de 2016. A prioridade é para a revitalização e melhorias em espaços do Parque Zoobotânico.

Para mais informações sobre a parceria: www.peabiru.org.br/progoeldi. Também é possível acompanhar as iniciativas e notícias pelo facebook (fb.com/ProGoeldi), no twitter (@ProGoeldi) e no instagram (@Progoeldi).

Confira a galeria de fotos do evento

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários