Marajó Mulher – assista o filme no Youtube

O filme “Marajó Mulher” da Associação Cultural Dalcídio Jurandir, que aborda a vida de três mulheres ribeirinhas marajoaras, está disponível no Youtube e aqui no web-site do Instituto Peabiru. Esta produção de 2017, desta organização sem fins lucrativos de Ponta de Pedras, é singular na medida que apresenta a questão da equidade de gênero a partir do ponto de vista do próprio marajoara.

maxresdefault

Filme Marajó Mulher recebeu apoio do Instituto Peabiru, por meio do Projeto Embarca Marajó

A obra recebeu o apoio do Instituto Peabiru, por meio Projeto Embarca Marajó, financiado pelo Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal, através de oficinas de roteiro, aquisição de equipamentos e apoio para a produção.

Este média metragem de 43 minutos, inteiramente rodado em Ponta de Pedras, com atores amadores locais, retrata a vida de Juliana, Judite e Mercedes, amigas desde a infância até a vida adulta, enfrentando as desigualdades resultantes da cultura patriarcal, até superarem as injustiças, unindo-se em um torno de um negócio próprio, que valoriza a mulher.

O que significa ser mulher no Marajó? Ser mulher marajoara? O que as torna iguais e ao mesmo tempo específicas frente a todas as outras mulheres do mundo?

Estas perguntas nortearam a pesquisa para esta ficção, a partir de histórias reais ocorridas no Marajó, região de forte exclusão social  e que apresenta alguns dos piores indicadores sociais do Brasil. A Associação Dalcídio Jurandir, que já lançou outras obras – “O morto que sabia nadar” e “Tem boto na rede do Tonico”  – sempre trata temas de injustiça social com humor, ao mesmo tempo que valoriza o linguajar, a cultura a paisagem do Marajó.

O filme foi produzido com o apoio do Instituto Peabiru, como parte do Projeto Embarca Marajó, financiado pelo Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. Este também viabilizou a sua circulação como parte do I Festival de Cinema Marajoara (2017), nos municípios de Ponta de Pedras, Breves, Portel, Curralinho, Salvaterra e Belém, com sessões de cinema ao ar livre com grande presença de público.

LEIA AQUI MAIS SOBRE O PROJETO EMBARCA MARAJÓ

Ficha técnica:

Direção: Pedro Nicácio

Produção: VF2, de Ponta de Pedras

Elenco: Associação Cultural Dalcídio Jurandir

Duração: 43 minutos, média metragem

Lançamento: 2017

Assista aqui também o filme Marajó Mulher

, , , , , , , , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: