Instituto Peabiru é convidado de webinar global sobre felicidade e sustentabilidade

Por Instituto Peabiru
Publicado em 17/04/2020

Na próxima quarta-feira (22) Peabiru participa de evento online parte da programação de lançamento do Relatório Mundial da Felicidade 2020 da ONU


Texto elaborado com informações de SDSN Amazônia.

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN, da sigla em inglês) e sua rede regional, SDSN Amazônia, promovem webinar global de 24 horas no próximo dia 22 de abril, data em que se celebra o 50º aniversário do Dia da Terra, após o lançamento do Relatório Mundial da Felicidade da Organização  das Nações Unidas (ONU). Finalista da última chamada de soluções da Rede SDSN Amazônia, o Instituto Peabiru participa de sessão online sobre tema felicidade e sustentabilidade.

O principal objetivo do webinar “Felicidade e Sustentabilidade ao redor da terra” é vincular diversas pessoas ao redor do mundo por meio das temáticas de felicidade e desenvolvimento sustentável para promover o conceito de vida sustentável para todos. Neste webinar sobre desenvolvimento sustentável, ações concretas, soluções e histórias do mundo todo serão compartilhadas para que as pessoas possam adotar melhorias a saúde, a educação, no combate às mudanças climáticas e na promoção de paz, igualdade e justiça.

Confira programação de 24h do Webinar global
“Felicidade e Sustentabilidade ao redor da terra” em: https://www.unsdsn.org/24hour-webinar


Felicidade e desenvolvimento sustentável

Felicidade e bem-estar são elementos da vida social que todos os seres humanos experimentam e que a maioria das sociedades se esforça para alcançar em escala comunitária. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), nesta era, estamos vivendo em uma sociedade cada vez mais isolada, com depressão, solidão e ansiedade desenfreadas nos países de alta e baixa renda.

No Relatório Mundial de Felicidade da ONU, a felicidade é quantificada com indicadores de bem-estar social, além do Produto Interno Bruto (PIB), demonstrando que o uso do bem-estar social como objetivo pode impulsionar melhores políticas e progressos públicos em cada país.


Programação do webinar

Com programação de 24h, em webinar global, a rede SDSN Amazonia conta com duas palestras na sessão 5 que acontece no dia 22 de abril. A primeira palestra “Bem Viver: uma proposta de felicidade coletiva e sustentável” será proferida pela Dra. Alíria Noronha, às 15h30. A socióloga irá abordar a perspectiva indígena do Bem Viver como instrumento de felicidade coletiva. Por ser coletiva e priorizar o bem comum, a filosofia do Bem Viver se apresenta como uma alternativa de vida mais sustentável que a felicidade do mundo ocidental, que se baseia no alcance dos desejos individuais. 

A segunda sessão, acontece às 16h30 (Horário de Brasília), com o título “Soluções sustentáveis e inovadoras para a região amazônica”. Além da participação de Hermógenes J. Sá de Oliveira, diretor-executivo do Instituto Peabiru, conta com outros dois palestrantes: Karina Pinasco, diretora executiva da ONG Amazônicos pela Amazônia (AMPA, Peru) e Mariano Cenamo, coordenador da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA, Brasil).

Os três compõem a programação que tem por foco as melhores soluções sustentáveis para a região Amazônica selecionadas no último ano pela rede SDSN Amazônia. As três soluções finalistas foram: “Gastronomia com Sabor a Conservação”, da Amazônicos pela Amazônia, da AMPA (Peru), o “Programa de Incubação e Aceleração para empreendedores amazônicos”, da Plataforma Parceiros pela Amazônia da PPA (Brasil) e a “Tecnologia social da meliponicultura para povos e comunidades tradicionais na Amazônia”, do Instituto Peabiru (Brasil).

Leia matéria completa sobre a solução
“Tecnologia social da meliponicultura para povos e comunidades tradicionais na Amazônia”
na Chamada SDSN Amazônia.


Serviço

Webinar Felicidade & Sustentabilidade ao redor da Terra
Data: 22 de abril de 2020, quarta-feira
Horário: 16h30 (horário de Brasília)
Para participar acesse o site e registre-se: https://www.unsdsn.org/24hour-webinar

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários