Projeto Tipitix promove degustação de produtos do terceiro Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Agroalimentares de Barcarena, no Pará

Por Instituto Peabiru
Publicado em 24/01/2023

Empreendedores selecionados para o terceiro Ciclo de Desenvolvimento de Negócios do Tipitix demonstraram seus novos produtos no último sábado (21), em evento realizado em Belém

Empreendedores com seus novos produtos em mãos. Foto: Instituto Peabiru

No último sábado (21) ocorreu a degustação dos novos produtos do terceiro Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Tipitix – Empreendedorismo Agroalimentar Comunitário. Foram apresentados 11 novos produtos advindos da agricultura familiar de Barcarena, município localizado no Pará.

O Tipitix é uma iniciativa de promoção de soluções de desenvolvimento sustentável na Amazônia. Para o terceiro ciclo, devido a um empate técnico, foram selecionados 11 empreendedores que durante quatro meses receberam suporte em assessoria técnica na adequação de seu modelo de negócio; infraestrutura para o beneficiamento de sua produção; apoio em design, crédito e assessoria comercial para colocar o produto e/ou serviço no mercado; assim como suporte administrativo e contábil para os procedimentos referentes à formalização e gestão do negócio.

Seis meses após o início do terceiro ciclo, os empreendedores já possuem produtos no mercado. Janilda Gonçalves, produtora participante do terceiro ciclo, conta que está feliz que agora tem uma marca e pode comercializar seus produtos de forma profissional. “Só de imaginar que agora eu tenho uma marca, a Amanatú, e que agora eu posso usar não só nas compotas de fruta, mas em qualquer produto que eu fabricar, é muito bom”, relata Janilda.

Janilda trabalha desde 2014 na fabricação de compotas de fruta. Em 2022, a produtora se inscreveu para participar do terceiro ciclo Tipitix e foi aprovada com sua compota de mamão verde, que fez sucesso entre os produtores e jurados. Agora, Janilda apresentou a compota de abacaxi com a marca Amanatú, criada com o apoio de design oferecido pelo projeto.

O evento ocorreu na sede do Instituto Peabiru, no bairro do Reduto, em Belém. Aberto ao público, o evento recebeu pessoas de todos os cantos do Pará. Uma delas foi André Pompeu, professor de Bragança, município do nordeste paraense. André veio a Belém e aproveitou para conhecer os produtos da agricultura familiar de Barcarena. “Para mim é uma satisfação participar desse evento de lançamento. Lá em Bragança nós trabalhamos muito com a agricultura familiar, então conhecer a agricultura familiar de Barcarena, seus produtos e quem os faz é muito bom. Quero conhecer mais, pois é bom ver algo feito de forma familiar e sustentável”, conta André.

O Tipitix é uma iniciativa do Fundo de Sustentabilidade Hydro, com os mantenedores, Hydro, Albras e a Fundação Mitsui Bussan do Brasil, tendo o Instituto Peabiru como parceiro executor. O Peabiru faz a mobilização e seleção dos beneficiários da unidade de negócio e é também responsável pela administração inicial da unidade de beneficiamento, até que seja fortalecido um grupo local para sua gestão no futuro. A seleção dos usuários busca garantir, de forma ampla e equitativa no território, o acesso dos diversos grupos produtivos locais às oportunidades oferecidas pelo projeto.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários