#AgendaCidadeUNICEF realiza encontros com adolescentes e professores em Belém

Por Instituto Peabiru
Publicado em 28/11/2023

As ações integram a estratégia Agenda Cidade UNICEF, iniciativa do Fundo das Nações Unidas (UNICEF) pela redução das violências contra crianças e adolescentes em oito capitais brasileiras, incluindo Belém (PA).

Belém, 27 de novembro – No próximo dia 2 de dezembro será realizado, na USIPAZ do Guamá, o Encontro “A Inserção de Adolescentes no Mundo do Trabalho e Aprendizagem”, como parte da #AgendaCidadeUNICEF, desenvolvido pelo UNICEF em parceria com a Prefeitura de Belém, o Instituto Peabiru e o apoio do Governo do Estado. Ainda está prevista em dezembro a realização da oficina sobre Educação que Protege. Em ambos eventos, haverá a participação de adolescentes e educadores.

O calendário de ações teve início em outubro último, e já abordou temas em oficinas e encontros com professores, educadores e equipes escolares sobre Racismo e o papel da educação na proteção de crianças e adolescentes contra violências, além da participação de adolescentes e jovens nas temáticas Projetos de Vida e Dignidade Menstrual. Nestes dois meses da nova etapa da iniciativa, já participaram dessas ações 380 adolescentes e jovens, e 90 profissionais das escolas municipais no bairro do Guamá no Distrito Dágua em Belém (PA). 

Para a oficial de Saúde do UNICEF na Amazônia Legal, Lídia Pantoja, a iniciativa promove a convergencia de diferentes políticas visando fortalecer a cidadania de crianças e adolescentes. “Eu acredito que trabalhar estratégias de resposta às vulnerabilidades de crianças e adolescentes dentro da #AgendaCidade é conseguir fortalecer o cidadão, o adolescente no seu protagonismo de vida”, defende a oficial de saúde do UNICEF.

O adolescente Davi Lucas, hoje no 9º ano relata que aprendeu que menstruação deve ser levada a sério. “Menstruação não é brincadeira, é uma coisa séria. Tem menina que sente dor e é uma dor por um longo período, tipo vários dias ou até semanas. É uma coisa muito séria” diz o adolescente.

Já a adolescente Sofia Stefany, do 9º ano, gostou da experiência e afirma que nunca pensou no assunto da forma que a metodologia é apresentada. “Eu achei (a oficina) ótima, teve vários ensinamentos com as outras meninas da minha sala. Aprendemos bastante, vimos que temos coisas muito em comum apesar das diferenças. É muito importante os dias, as semanas que a gente tem esse período, que a gente vai passando por dores e sentimentos também.”, diz a adolescente.

A iniciativa #AgendaCidadeUNICEF tem por objetivo de criar trajetórias de oportunidades para as crianças e os adolescentes mais afetados pelo cenário de alta vulnerabilidade no cotidiano de pobreza, exclusão e violências nos centros urbanos. Considerado o mais populoso da capital paraense, o bairro do Guamá, no distrito D´água, foi escolhido como foco prioritário para as formações destinadas a adolescentes, familiares e profissionais que atuam na rede pública de educação. As ações abordam diversas temáticas como racismo, Educação que Protege, violências baseadas em gênero, fortalecimento de instituições de proteção e inclusão socioprodutiva de adolescentes e jovens com agenda prevista até fevereiro de 2024.

Cenário – Os desafios da permanência de crianças e adolescentes na escola agravam o cenário da educação brasileira, o que também é presente na capital do Pará, Belém. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) de 2021, as taxas de distorção idade-série e abandono escolar estão acima das médias nacionais. Enquanto no Brasil a taxa de crianças e adolescentes matriculados em séries divergentes de sua idade chega a 13,7%, em Belém é de 18,4%; Enquanto o de abandono escolar na rede de ensino fundamental no Brasil é de 1,5%, em Belém é de 3,2%. Outro dado alarmante está relacionado à saúde mental do público infanto-juvenil, 42,9%  dos casos de suicídio do município foram cometidos pela faixa etária de 10 a 29 anos,  e 17,1% com idade de 10 a 14 anos, representando a maior proporção dos casos. (DATASUS, 2021)

#AgendaCidadeUNICEF

A iniciativa @AgendaCidadeUNICEF prevê, até 2024, a realização de um conjunto de ações integradas em território definido como prioritário para atuação nas áreas de educação, saúde e bem-estar, proteção contra violência, inclusão socioprodutiva água e saneamento.

Por meio de parceria com as prefeituras, o UNICEF disponibiliza apoio técnico, compartilhamento de metodologias, monitoramento e intercâmbio com outras iniciativas locais e globais, como parte de sua estratégia de cooperação com governos municipais voltada aos grandes centros urbanos.

Belém, Fortaleza, Recife, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo fazem parte desta iniciativa que desenvolve um conjunto de ações buscando prevenir a violência, a discriminação e ter ainda um impacto na própria redução dos homicídios contra adolescentes.

Para saber mais sobre a iniciativa: https://www.unicef.org/brazil/agendacidadeunicef

Para acompanhar as ações da #AgendaCidadeUNICEF, temos os perfis nas redes sociais digitais do Instituto Peabiru.

Encontro “A Inserção de Adolescentes no Mundo do Trabalho e Aprendizagem”

Data: 2 de dezembro

Horário: 8h às 12h Local: USIPAZ do Guamá

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários