#AgendaCidadeUNICEF promove 2º Ciclo de Encontros pela Primeira Infância com tutores da saúde, educação e assistência em Belém

Por Instituto Peabiru
Publicado em 19/02/2024

As ações fazem parte da estratégia Agenda Cidade UNICEF, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas (UNICEF) que visa a redução da violência contra crianças e adolescentes em oito capitais brasileiras, incluindo Belém (PA).

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Prefeitura de Belém realizam no dia 20 de fevereiro, terça-feira, o 2º Ciclo Unidade Amiga da Primeira Infância, com o tema “Construindo o cuidado integral e integrado em Belém”. O evento será realizado na UNAMA Alcindo Cacela, com participação de 180 tutores da saúde, assistência social e educação municipais. 

A ação integra o desenvolvimento do segundo ciclo da Unidade Amiga da Primeira Infância, UAPI, iniciado em janeiro de 2024 com previsão de término em dezembro deste ano, com a certificação das unidades cadastradas. Após o primeiro ciclo, 34 unidades de saúde, 80 de educação infantil e 7 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) aderiram à UAPI. A oficina será um momento de acolhimento e de introdução às atividades e à metodologia da Unidade Amiga da Primeira Infância, com foco nas diretrizes, resultados sistêmicos e indicadores a serem trabalhados e monitorados durante os 12 meses do segundo ciclo.

Segundo a oficial de Saúde do UNICEF na Amazônia Legal, Lídia Pantoja, “o que a gente quer, na verdade, com a UAPI é que a gente consiga fortalecer as políticas públicas e a garantia de direitos das nossas crianças da primeira infância, e que a gente consiga fortalecer o que é de direito ao acesso em relação à saúde, à educação, à assistência social, e que a gente possa a partir desse ciclo ter unidades que pensam na intersetorialidade. O resultado disso é que a gente consiga dentro do território, dentro de Belém, unidades que funcionem, que garantam acessos à políticas públicas para a primeira infância com qualidade, de forma integral e integrada”, comenta.

No próximo dia 20 de fevereiro, os profissionais da gestão das secretarias de saúde, educação e assistência social vão ministrar a oficina de acolhimento, compartilhando com as unidades recém cadastradas a experiência de trabalho no ciclo anterior da Unidade Amiga da Primeira Infância, em 2023.

O primeiro encontro da UAPI foi em 21 de dezembro do ano passado, direcionado aos técnicos e gestores da saúde, assistência social e educação. Durante a atividade, os participantes compartilharam das experiências vivenciadas pelas equipes nesse primeiro ciclo e decidiram os próximos passos para o próximo ciclo de adesão à estratégia.

UAPI

Para garantir o cuidado integral nessa etapa da vida, o UNICEF desenvolveu a estratégia Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI), em parceria estratégica com Roche, para contribuir com seis capitais – Belém, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Luís – na promoção de serviços públicos de excelência para a primeira infância.

A iniciativa é uma estratégia de assistência técnica, capacitação, monitoramento, acompanhamento e certificação da melhoria da oferta de serviços e diálogo entre profissionais e famílias. A iniciativa favorece a comunicação sobre o desenvolvimento das crianças de até seis anos de idade, atendidas em Unidades de Atenção Primária à Saúde, Centros Municipais de Educação Infantil e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

O processo é desenvolvido de forma colaborativa pelas equipes em cada unidade participante. O lançamento de cada ciclo da iniciativa coincide com a disponibilização, pelo UNICEF e seus parceiros, de um programa de capacitação cujo primeiro módulo é voltado para a mobilização das unidades para a adesão à iniciativa. Realizada a adesão, as equipes inscritas continuam participando da capacitação para acessarem o material e as informações necessárias para a implementação da metodologia, que dura 12 meses.

#AgendaCidadeUNICEF

A iniciativa @AgendaCidadeUNICEF prevê, até 2024, a realização de um conjunto de ações integradas em território definido como prioritário para atuação nas áreas de educação, saúde e bem-estar, proteção contra violência, inclusão socioprodutiva, água e saneamento. 

Por meio de parceria com as prefeituras, o UNICEF disponibiliza apoio técnico, compartilhamento de metodologias, monitoramento e intercâmbio com outras iniciativas locais e globais, como parte de sua estratégia de cooperação com governos municipais voltada aos grandes centros urbanos. 

Belém, Fortaleza, Recife, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo fazem parte desta iniciativa que desenvolve um conjunto de ações buscando prevenir a violência, a discriminação e ter ainda um impacto na própria redução dos homicídios contra adolescentes. As ações são os resultados da parceria entre Prefeitura de Belém, Instituto Peabiru e UNICEF.

Para saber mais sobre a iniciativa: https://www.unicef.org/brazil/agendacidadeunicef 

Para acompanhar as ações da #AgendaCidadeUNICEF, temos os perfis nas redes sociais digitais do Instituto Peabiru.

2º Ciclo Unidade Amiga da Primeira Infância: Construindo o cuidado integral e integrado em Belém

Data: 20 de fevereiro de 2024

Horário: 8h às 17h

Local: Auditório David Mufarrej, na Universidade da Amazônia – UNAMA, Av. Alcindo Cacela, 287 – Umarizal, Belém – PA.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários