Participa Jovem: projeto pela promoção da cidadania juvenil inicia nova fase em Vila Palmares (Tailândia-PA)
A promoção dos direitos humanos à participação social é o principal objetivo do Participa Jovem, projeto criado pelo Instituto Peabiru, que iniciou sua segunda fase em julho de 2024. A iniciativa promove, aos adolescentes e jovens em idade escolar, práticas de cidadania e liderança, a partir de temas estratégicos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Realizado em Vila dos Palmares, distrito do município de Tailândia (PA), o projeto conta com o financiamento da Agropalma na região. Nesta etapa, as escolas municipais e estadual da localidade têm sido mobilizadas para a realização de oficinas temáticas, abordando temas estratégicos como Empoderamento de Meninas, Projetos de Vida e Mudanças Climáticas.
Cláudio Melo, gerente de projetos do Instituto Peabiru, comenta sobre a importância do retorno do projeto para a juventude do território: “O Participa Jovem, em Vila dos Palmares, é uma grande oportunidade para os adolescentes se tornarem líderes ativos na comunidade. Com foco em habilidades sustentáveis e cidadãs, o projeto não só ensina, mas também fortalece os laços entre as pessoas, tendo como foco a Agenda 2030. Então, o que a gente espera é ver como essa iniciativa vai auxiliar a comunidade, e também servir de inspiração para seguir um caminho de desenvolvimento sustentável e participação cidadã genuína”, afirma Cláudio.
Nova fase – A partir do início da segunda fase, em julho de 2024, os resultados esperados pela equipe da iniciativa são a criação de redes de parcerias estratégicas locais, com as lideranças comunitárias participando ativamente em todas as etapas do projeto, e maior engajamento da Vila dos Palmares na implementação da Agenda 2030. Para isso, a equipe técnica do projeto irá ministrar oficinas de capacitação, reuniões de planejamento das ações e reuniões com os jovens e seus familiares, a fim de promover interação e aprendizado mútuo na comunidade.
Ronald Menezes, de 19 anos, integrante do Participa Jovem desde a primeira edição em 2021, destacou a relevância do projeto para a conscientização da juventude. “Muitos jovens só pensam em terminar a escola e arrumar um trabalho. Não se importam com a sociedade ou com o poder que temos de mudar o futuro”, afirma o jovem, destacando que o projeto é uma oportunidade de abrir os olhos dos adolescentes para seu papel transformador.
Em outubro o projeto realiza as primeiras oficinas sobre mudanças climáticas, e incluirá reuniões de planejamento e interações entre os jovens, suas famílias e a comunidade local.
Histórico – O Participa Jovem nasceu em 2021, a partir de jornada de orientação e elaboração de um plano de intervenção orientado pelo edital Itaú Social. A iniciativa é uma resposta a demanda identificada pelo Instituto Peabiru em envolver, por meio de ações estratégicas especificas, adolescentes e jovens dos territórios amazônicos. Na primeira fase, o projeto promoveu a discussão e a definição de temas e dos respectivos ODS prioritários para os moradores da Vila dos Palmares. Seis ODS foram elencados em três temas: Educação: ODS 4 – Educação de Qualidade; Solidariedade: ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação; Saúde/lazer e inclusão: ODS 3 – Saúde e Bem-Estar; e ODS 6 – Água Potável e Saneamento.
Saiba mais sobre o projeto Participa Jovem: https://peabiru.org.br/projeto/participa-jovem/
Texto: Giovanna Martini, sob supervisão de Luciana Kellen