Instituto Peabiru é um dos vencedores do edital “Amazônia para Sempre”

Por Instituto Peabiru
Publicado em 13/12/2024

O Instituto Peabiru foi anunciado como um dos projetos contemplados no edital “Amazônia para Sempre”, promovido pela Rock World S.A. em parceria com a Vale e a Rede Brasil do Pacto Global.  A iniciativa, que destina R$ 2 milhões a projetos voltados à preservação da floresta Amazônica e ao desenvolvimento sustentável das comunidades locais, reconheceu a atuação transformadora do Instituto na região metropolitana de Belém (PA).

Para este edital, o Instituto Peabiru apresentou o projeto Mulheres Amigas das Abelhas, e será implementado em 2025, alinhando-se ao contexto da COP 30, que ocorrerá em Belém. O objetivo é consolidar práticas de gestão sustentável e inovação social que possam ser replicadas em outras regiões da Amazônia, ampliando o impacto da iniciativa.

O processo seletivo, que começou em outubro, contou com etapas rigorosas de análise, entrevistas e avaliação, conduzidas por uma comissão de jurados especializados. Os resultados finais foram divulgados em 13 de dezembro, através da emissora Liberal e no site oficial da iniciativa, e os acordos de financiamento estão sendo formalizados ao longo desta semana.

O Diretor Geral do Peabiru, João Meirelles, fala que o objetivo do projeto As mulheres Amigas das Abelhas, “é aumentar a conscientização sobre a importância dos polinizadores, melhorar a qualidade de vida e a organização social das mulheres envolvidas e promover a segurança alimentar”.  A gestora do projeto, Hanna Maués, complementa explicando que “o projeto irá implantar 400 colmeias, distribuídas na Belém Ribeirinha – a Ilha de Cotijuba, onde nós já atuamos em parceria com o Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB), e a Ilha do Combu, em parceria com a Associação das Mulheres Extrativistas da Ilha do Combu (AME) e o baixo Acará.

A iniciativa também busca formar uma rede de organizações para estabelecer o Cinturão Verde de Abelhas em torno de Belém. A vitória do Instituto Peabiru reforça seu papel como protagonista na defesa da Amazônia e na construção de um futuro sustentável para as comunidades locais.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários