Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the tutor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u389095321/domains/peabiru.org.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the webcraftic-updates-manager domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u389095321/domains/peabiru.org.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-cerber domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u389095321/domains/peabiru.org.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Posicionamento do Instituto Peabiru ao corte de recursos para a pesquisa no Brasil

NOTA DE POSICIONAMENTO DO INSTITUTO PEABIRU AO CORTE DE RECURSOS PARA PESQUISA NO BRASIL

Por Instituto Peabiru
Publicado em 21/03/2025

O Instituto Peabiru manifesta preocupação com a pesquisa científica no Brasil, após os cortes significativos no orçamento destinado à Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, aprovados recentemente pelo Congresso Nacional na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025.

As reduções de R$ 3 bilhões que atingem diretamente o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), o CNPq e a CAPES representam um retrocesso para o desenvolvimento científico e acadêmico do país.

A pesquisa científica ocupa papel essencial nas ações, estratégias e projetos do Instituto Peabiru. Desde as equipes de trabalho composta por mestres, doutores e demais pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, até pesquisadores independentes e de instituições de pesquisa na Amazônia. Acreditamos no papel da ciência acadêmica a serviço da ciência do saber dos povos da floresta, garantindo a geração de conhecimento, inovação e a promoção de soluções sustentáveis para a Amazônia e seus povos. A exemplo das parcerias com o Museu Paraense Emílio Goeldi, por meio do Pró Goeldi, e a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do projeto Mangues da Amazônia.

A desvalorização da ciência e da educação evidenciada por estes cortes compromete a continuidade de pesquisas vitais para a sustentabilidade ambiental, a inclusão social e a inovação tecnológica no Brasil. Reduzir investimentos nesta área é fragilizar a capacidade do país de desenvolver soluções científicas para desafios globais como a crise climática, a segurança alimentar e a preservação da biodiversidade.

Por isso, o Instituto Peabiru se soma à luta da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e de toda a comunidade científica e acadêmica em defesa da recomposição do orçamento da pesquisa no Brasil. Reafirmamos nosso compromisso com a ciência como base para o desenvolvimento sustentável e a justiça social, e exigimos que os parlamentares revisem urgentemente suas decisões, garantindo os recursos necessários para que o Brasil continue a produzir conhecimento e inovação para o bem de toda a sociedade.

A ciência precisa de investimento. O Brasil precisa da ciência.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários