Instituto Peabiru, Embratur e Caixa se unem em projeto pelo Turismo de Base Comunitária

O Instituto Peabiru apresenta o projeto Belém Ribeirinha – promoção e fortalecimento do turismo de base comunitária, iniciativa realizada em parceria com a Embratur, e o financiamento do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal.
Com duração de 24 meses, o projeto objetiva capacitar, estruturar e promover o turismo de base comunitária nas ilhas e margens ribeirinhas de Belém (PA), abrangendo também os municípios de Acará e Barcarena. A proposta é fortalecer iniciativas locais para atender, de forma sustentável, o mercado nacional e internacional, e promover as comunidades que atuam na região pela mitigação dos impactos da crise climática por meio da agricultura familiar e do turismo socioambiental.
Entre as ações previstas estão o diagnóstico da cadeia de valor do turismo nas comunidades, capacitações em empreendedorismo, hospitalidade, idiomas e inclusão digital. Ao todo, 560 pessoas de 70 empreendimentos comunitários devem ser diretamente impactadas, com atenção especial a mulheres, jovens, ribeirinhos e quilombolas.
Ao fortalecer o turismo de base comunitária, o projeto espera promover inclusão produtiva e ampliar a visibilidade de territórios ribeirinhos, respeitando as identidades e potencialidades das organizações locais.