Projeto TBC Barcarena promove intercâmbio na Ilha do Combu

“Foi uma experiência muito importante. Eu pude ver que é importante só começar, não precisa ter algo tão grandioso. Me mostrou que a gente precisa dar o primeiro pontapé e iniciar com aquilo que a gente sabe e já tem.”, disse Francielen Cardoso sobre a experiência que teve na Ilha do Combu. A artesã foi à ilha pelo projeto Turismo de Base Comunitária em Barcarena, a qual ela faz parte, para um intercâmbio.
O objetivo da atividade foi levar os participantes do projeto para vivenciarem um dia imersivo no turismo de base comunitária na Ilha do Combu, e conhecerem a realidade do TBC em outra localidade.
A atividade levou os agricultores e artesãos de Barcarena para uma oficina de biojóias. Após a atividade, os participantes puderam adentrar em uma trilha do açaí, entendendo desde a colheita até o consumo da fruta. Para o almoço, foi oferecido um banquete paraense, além de um banho de rio. Já no espaço Ygara Artesanal, Charles Teles ofereceu para o grupo um banho de cheiro e um momento de compartilhamento coletivo de experiências. Para finalizar o dia, os participantes visitaram a Associação das Mulheres Extrativistas da Ilha do Combu (AME), e entenderam como funciona o trabalho com a andiroba.
O agricultor e empreendedor Manoel do Carmo, conhecido como Xiba na comunidade, percebeu que foi um momento de trocas de experiências, e de inspiração para seu empreendimento. “Já levo algumas ideias, não para copiar, mas para incrementar no meu espaço.”, disse Xiba.
A coordenadora do projeto TBC Barcarena, Joyce Ferreira, destacou a importância de fortalecer o turismo de base comunitária por meio do compartilhamento de experiências entre as comunidades: “O turismo de base comunitária em Barcarena está em fase de consolidação. E para fortalecer esse processo de aprendizagem, os intercâmbios proporcionam a esses comunitários a vivência de outras experiências já consolidadas aqui no estado”.
Veja mais sobre o intercâmbio promovido pelo projeto TBC Barcarena na Ilha do Combu no vídeo publicado nas redes sociais do Instituto Peabiru, clicando aqui.
Sobre o projeto Turismo de Base Comunitária em Barcarena
O Projeto TBC Barcarena é realizado pelo Fundo Hydro e Mitsui Bussan no Brasil e realizado pelo Instituto Peabiru. O objetivo do projeto é fortalecer e inserir no mercado a cadeia de valor do turismo de base comunitária no município, valorizando os saberes tradicionais e promovendo a autonomia das comunidades locais, que são as verdadeiras protagonistas do desenvolvimento turístico em seus territórios.
Veja mais sobre o projeto aqui.