Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC) promove sessão sobre ciência e crise climática na COP 30

Por Instituto Peabiru
Publicado em 20/11/2025

Evento aconteceu no espaço do Estação Amazônia Sempre, no Museu Paraense Emílio Goeldi

Foto: Franklin Salvador.

O Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC) promoveu no primeiro dia da COP 30, dia 10 de novembro, o painel “Ciência que Conecta: Soluções para a Crise Climática a partir da Biodiversidade Amazônica”. O evento aconteceu no espaço Estação Amazônia Sempre, no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi.

O painel teve como principal objetivo apresentar as pesquisas desenvolvidas no Consórcio BRC, e discutir sobre o papel da ciência nas soluções para as mudanças climáticas. O evento contou com a participação de representantes de diversas instituições de pesquisa e empresas que atuam na Amazônia, o que ampliou o alcance da discussão e fortaleceu o propósito da floresta em pé.

A líder do comitê científico, professora Ana Cristina Mendes, dialogou com os participantes sobre os principais resultados das pesquisas do Consórcio para as comunidades e territórios da Amazônia.

“A gente teve a oportunidade de apresentar o BRC na íntegra, mostrar os projetos que estão sendo desenvolvidos em prol da biodiversidade e da solução da crise climática. O que a gente entende nesses 12 anos de Consórcio, é que a parceria entre indústria e academia pode ser muito frutífera”, pontua a professora.

Durante o evento, foi apresentado de forma inédita o livro “Floresta Amazônica: biodiversidade e restauração florestal em Paragominas”, que reúne achados científicos e resultados de mais de 10 anos de pesquisas do Consórcio, descrevendo de forma didática a biodiversidade da fauna e da flora, incluindo suas interações, presente nesse município.  A publicação apresenta achados científicos e métodos de descoberta em linguagem acessível ao público, tornando-o uma referência e um guia ricamente ilustrado com imagens que realçam a importância da biodiversidade e da restauração dos ecossistemas.

Foto: Franklin Salvador.

O professor e biólogo Rafael Assis, que contribui com sua pesquisa na obra, destaca a importância de reunir os estudos sobre a Amazônia e sobre a biodiversidade: “O livro tem como foco principal a biodiversidade de Paragominas, que vem sendo muito impactada, mas que ainda preserva muitos elementos naturais. O livro é um esforço coletivo de muita gente que trabalhou no BRC e que tem uma afinidade com o Consórcio”.

O livro Floresta amazônica: biodiversidade e restauração florestal em Paragominas” está disponível gratuitamente para download,  clicando aqui.

O evento foi conduzido pela secretária executiva do Consórcio BRC, Flora Bittencourt, que destacou a importância do painel para a discussão sobre mudanças climáticas, principalmente no período da COP 30.

“A COP está sendo realizada aqui, em Belém, então é um motivo para a gente ter orgulho de apresentar os resultados e o trabalho do BRC neste importante evento, para que tenha uma repercussão global sobre as ações que a gente tem feito”, destaca Flora.

Foto: Franklin Salvador.

Sobre o Consórcio BRC 

O Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC) é uma iniciativa para cooperação e desenvolvimento de pesquisas ambientais na Amazônia, integrada pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Universidade de Oslo (UiO) e a Hydro. Com o financiamento do Fundo Hydro, conta na Secretaria Executiva com o Instituto Peabiru.

Outras participações do BRC na COP 30

Além do painel no Estação Amazônia Sempre, o BRC também marcará presença em outras frentes do evento. O Consórcio participa de uma exposição de valorização da biodiversidade da Amazônia, no espaço FreeZone (Praça da Bandeira), com visitação aberta e gratuita, do dia 09/11 a 21/11,  das 15h às 21h.


No dia 17 de novembro, o BRC integra o painel “Monitorar para Conservar: parcerias entre empresas, governos e universidades”, com mediação de Luciano Montag e participação dos palestrantes Leandro Juen (UFPA), Túlio Dias (Conservação Internacional e Agropalma) e Ana Cristina Mendes (UFPA/BRC), às 12h, no estande da UFPA na BlueZone.

Texto: Roberta Cartágenes.

Imagens: Franklin Salvador.

Revisão e coordenação geral: Luciana Kellen.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários