Perguntas e respostas

Com o objetivo de facilitar o retorno sobre dúvidas recebidas em nossos canais, a equipe de comunicação elaborou uma esta página de Perguntas e Respostas.

Como faço para ser voluntário no Instituto Peabiru?

Nossos processos seletivos regulares são para vagas remuneradas, como contratos de estágio ou trabalho. No caso da atuação de pessoas voluntárias, abrimos seleção para programas de voluntariado específicos, como o do projeto Mangues da Amazônia. Acompanhe em nossos canais a divulgação de oportunidades de voluntariado, estágio e vagas de trabalho.
https://peabiru.org.br/trabalheconosco/


Gostaria de enviar meu currículo para trabalhar no Instituto Peabiru. Como posso me candidatar?

Agradecemos seu interesse em fazer parte do Instituto Peabiru! Acesse a página de oportunidades em nosso site https://peabiru.org.br/trabalheconosco/  e fique por dentro das nossas vagas e demandas de contratação e como se candidatar.


Como posso doar para os projetos do Instituto Peabiru?


Você pode fazer doações através do PayPal [bit.ly/paypalpeabiru] ou de transferência bancária com os dados abaixo:

Instituto Peabiru CNPJ: 02.650.035/0001-00
Banco Itaú
Agência: 8347
Conta corrente: 08406-6

Sua doação apoia diretamente nosso programa de Abelhas sem ferrão e ações de gestão relacionadas aos projetos. Acesse https://peabiru.org.br/doe  e saiba mais sobre como apoiar o Instituto Peabiru.


Gostaria de informações para iniciar a criação de abelhas sem ferrão na minha comunidade.

O Instituto Peabiru trabalha desde 2009 com a criação de abelhas sem ferrão na Amazônia. Para melhor atender demandas como esta, produzimos no Instituto Peabiru materiais públicos sobre a experiência com a meliponicultura. Recomendamos a leitura de materiais sobre o tema que estão disponíveis gratuitamente em nosso site. Separamos aqui alguns materiais publicados que podem lhe auxiliar:

Publicações do Instituto Peabiru

Dossiê Cadeia de Valor das Abelhas sem Ferrão da Amazônia (2020)

Abelhas Nativas da Amazônia e Populações Tradicionais (2013)

Outras publicações úteis

Manual de aproveitamento integral dos produtos das abelhas nativas sem ferrão (2018)

Criação de abelhas-sem-ferrão (2017)

Criação de abelhas indígenas sem ferrão (2008)


Onde posso comprar abelhas para criar?

A criação e comercialização de abelhas sem ferrão, em áreas rurais ou urbanas, não é proibida, mas é necessário que se tenha os devidos registros nos órgãos ambientais e que sejam tomados cuidados para evitar prejuízos à fauna e à flora local. Entrando em contato com a Embrapa você pode obter mais informações sobre a venda e os registros necessários para criação. Visite o site para mais informações: https://www.embrapa.br/


Gostaria de instalar colmeias de abelhas sem ferrão na minha área/comunidade. O Instituto Peabiru pode me ajudar?

O Instituto Peabiru não fornece abelhas de forma pontual e fora do contexto de projetos de desenvolvimento com foco no médio/longo prazo. Soma-se isso a necessidade de financiadores institucionais para realizar tais projetos. Nossas ações com abelhas são realizadas a partir de projetos em nossas regiões prioritárias de atuação e em projetos que envolvem grupos sociais de base familiar, especialmente representados por associações/cooperativas ligadas a povos e comunidades tradicionais. Se esse for seu caso, escreva uma descrição de seu projeto/território e dos grupos sociais envolvidos para que nossa equipe possa avaliar a aderência com nossa atuação estratégica.


Minha turma da escola/faculdade pode visitar a sede do Instituto Peabiru?

Ficamos felizes em abrir as portas para apresentar o trabalho que realizamos na Amazônia a estudantes, profissionais e demais interessados da sociedade. Para agendar sua visita, informe sua organização, número de visitantes e objetivos do grupo para que possamos avaliar e planejar a melhor recepção em nossos espaços. 


Como faço para visitar as comunidades onde os projetos são realizados?

Cada comunidade e projeto em que atuamos tem suas regras próprias para visitação. Alguns grupos desenvolvem atividades que são abertas aos públicos interessados. Para agendar sua visita, nos mande uma mensagem informando o projeto que deseja visitar, sua organização, número de visitantes e objetivos do grupo para que possamos avaliar e planejar a melhor recepção, respeitando todos os envolvidos.

Para conhecer nossos projetos acesse: peabiru.org.br/projetos


Como faço para participar ou para incluir a comunidade em que moro  em projetos do Instituto Peabiru?

Para participar dos projetos realizados ou executados pelo Instituto Peabiru é preciso atender aos critérios estipulados por cada iniciativa. Em geral, são divulgados editais, realizadas reuniões para apresentação do projeto, além de outras estratégias de construção e, posteriormente, divulgação das oportunidades a pessoas, grupos ou comunidades interessadas.