Belém Ribeirinha

Duração: 2025-Atual.
Territórios: Ilhas do Combu e Cotijuba e região do baixo Acará.
Financiador: Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal.
Parceria: Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo). Realização: Instituto Peabiru.

Eixos de atuação:

Belém Ribeirinha

O projeto Belém Ribeirinha – promoção e fortalecimento do turismo de base comunitária  tem a proposta de fortalecer o turismo de base comunitária das ilhas do Combu e de Cotijuba, além do da região do baixo Acará, localizados no entorno de Belém, capital do estado do Pará. 

A iniciativa é realizada pelo Instituto Peabiru, em parceria com a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), e o financiamento do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. 

Proposto em um contexto de crescente dinamização do turismo na Amazônia e da realização de grandes eventos na região, o projeto valoriza o turismo de base comunitária como eixo central de desenvolvimento. Essa abordagem busca oferecer experiências autênticas aos visitantes, baseadas nas vivências, saberes e modos de vida das comunidades locais, fortalecendo economias territoriais e promovendo uma relação mais justa, sustentável e respeitosa entre anfitriões e viajantes. 

Para isso, o projeto identifica e promove  iniciativas locais em comunidades ribeirinhas que atuam na região, com estratégias que visam valorizar os modos de vida tradicionais, em que a harmonia com o meio ambiente é a tônica. Ao fortalecer o turismo de base comunitária, o projeto espera promover inclusão produtiva e ampliar a visibilidade de territórios ribeirinhos, respeitando as identidades e potencialidades das organizações locais.

O projeto deve impactar diretamente 560 pessoas de 70 empreendimentos comunitários, com atenção especial a mulheres, jovens, ribeirinhos e quilombolas. Indiretamente, 100 empreendimentos, fornecedores do turismo e outros elos da cadeia de valor serão beneficiados.

Entre as ações previstas estão o diagnóstico da cadeia de valor do turismo nas comunidades, capacitações em empreendedorismo, hospitalidade, idiomas e inclusão digital, fantours, entre outros.

Foto: Hannah Maués/ Acervo Instituto Peabiru.

ODS atendidos pelo projeto

Nenhum ODS
***

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Confira abaixo os ODS do Instituto Peabiru:
Fome Zero e Agricultura Sustentável Saúde e Bem-Estar Igualdade de Gênero Redução das Desigualdades Vida Terrestre Parcerias e Meios de Implementação
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários