O Projeto Quilombo Solar é uma iniciativa apoiada pela Fundação Setec e Setec Hidrobrasileira, com execução realizada pelo o Instituto Peabiru, em parceria técnica com o Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas e da Auto Sustentabilidade (IDEAAS), e que atualmente encontra-se em sua segunda fase.
A iniciativa visa melhorar a qualidade de vida e a produção nos Territórios Quilombolas, localizados na área rural do município do Moju, por meio da instalação de tecnologia social de autonomia energética, chamada Bakana Solar, desenvolvida pelo Instituto IDEAAS.
O projeto iniciou-se através da aplicação de diagnóstico socioeconômico junto às Associações Quilombola do Baixo Caeté – África e Laranjituba, tendo como objetivo principal entender qual o tipo de acesso à água, energia e tecnologias as comunidades desfrutam. Diante dos resultados, o Instituto Peabiru e o Instituto IDEAAS elaboraram, em conjunto com as comunidades, o plano energético para a instalação de equipamentos fotovoltaicos (energia solar) para atender a escola e demais centros comunitários, visando evitar a interrupção de atividades econômicas, de educação, cultura e lazer, na ausência da energia via rede de transmissão.
O sucesso desta iniciativa é oriundo do desenvolvimento da tecnologia social Bakana Solar. Esta ferramenta possibilita levar energia de baixo custo, de alta durabilidade, sendo de fácil aprendizado, instalação e manutenção, podendo ser replicável nos lugares mais remotos do Brasil.
Outro fator importante é a transmissão de conhecimento. Assim, o projeto desenvolve três dias de oficina, o qual aplicou conhecimento teórico e prático sobre a tecnologia solar para os 35 inscritos, de 10 comunidade próximas aos quilombos África e Laranjituba, entre homens e mulheres, jovens e adultos, com o objetivo de dar autonomia criativa e técnica para os participantes poderem replicar seus próprios Kits Bakana Solar.
Ao todo, durante os dias de oficina, todos puderam contribuir com a instalação de 11 Kits Bakana Solar instalados em 4 edificações beneficiadas, 3 notebooks, 5 pontos de iluminação de vias, resultando em 23 técnicos com 100% de aproveitamento de curso e mais de 100 pessoas impactadas. No final, os participantes do curso ainda se reuniram em um grupo de whatsapp para troca de conhecimento e informações.
Confira em detalhes
Quilombo Solar I
Ano de execução: 2023
Financiador: Fundação SETEC
Valor: R$ 199.918,71 / Tempo: 12 meses
Após a primeira fase, os 380 moradores dos quilombos África e Laranjituba que possuíam pouco acesso a energia elétrica e a tecnologia, hoje dispõem de melhor acesso à internet e contam com a possibilidade de realizarem um maior número atividades para o estudo, trabalho e socialização.
Ações realizadas:
- 4 ambientes com luz fotovoltaica e acesso comunitário;
- 5 pontos de iluminação pública;
- 10 Kit Bakana Solar + 1 Kit Star Link;
- 3 computadores doados à escola;
- 23 homens e mulheres concluíram o curso de 3 dias de montagem, instalação e manutenção de equipamentos fotovoltaicos;
- 10 comunidades quilombolas mobilizadas;
- 3 oficinas realizadas e 83 participantes;
Além dos equipamentos fotovoltaicos, ao final da iniciativas foi dada continuidade em ações e investimentos no turismo de base comunitária, atividade econômica principal do quilombo.
Quilombo Solar II
Ano de execução: 2024.
Financiador: Fundação SETEC
Valor: R$ 120.000,00 / Tempo: 09 meses
Na segunda fase, o projeto prevê a construção de estrutura de caixa d’água com ampliação do reservatório para atender até 450 pessoas e instalação de bomba d’água com fornecimento de energia solar, ampliando e estabilizando o fornecimento de água para as famílias quilombolas da localidade. Desde forma, busca-se a sustentabilidade hídrica e segurança alimentar da localidade.
Ações previstas:
- 1 estrutura de caixa d’água;
- 2 reservatórios de água;
- 1 bomba d’água solar;
- Oficinas sobre a instalação e manuseio da bomba d’água solar;
- Workshops sobre segurança alimentar e gestão do turismo comunitário;