Sacramenta Socioambiental

Duração: 2020-atual.
Território: Bairro da Sacramenta, Belém, Pará.
Realização e Financiamento: Suzano Papel e Celulose.
Eixos: Proteção Social, Ação social corporativa.

O projeto Sacramenta Socioambiental é um projeto realizado desde 2020 na área urbana de Belém, especificamente no bairro da Sacramenta. Com foco no apoio ao desenvolvimento de atividades sociais e ambientais com as comunidades do bairro, o projeto está dividido em três eixos:

  1. Promoção da Reciclagem de Resíduos Sólidos no bairro;
  2. Apoio à Formação de Empreendimentos Sociais e
  3. Formação do Conselho Comunitário do bairro.

Eixos do Sacramenta socioambiental

O eixo 1. Promoção da reciclagem de resíduos sólidos tem como propósito apoiar o fortalecimento das cooperativas de catadores, implantar a coleta seletiva no bairro da Sacramenta e fortalecer o trabalho social com os catadores de materiais recicláveis, promovendo melhor qualidade de vida com geração de trabalho e aumento da renda. Três cooperativas de catadores fazem parte do projeto: Cooperativa de Catadores da Pedreira (COOCAPE), Associação dos Catadores de Coleta Seletiva de Belém (ACCSB) e Associação dos Recicladores das Águas Lindas (ARAL).

As atividades do eixo 2. Apoio à Formação de Empreendimentos Sociais, por sua vez, visam fortalecer a participação de mulheres costureiras no comércio do bairro e dar apoio à capacidade produtiva destas mulheres. 23 mulheres costureiras são impactadas diretamente pelo projeto.

O eixo 3. Formação do Conselho Comunitário tem por objetivo apoiar o fortalecimento das organizações sociais do bairro, promovendo encontros e capacitações para a formação do Conselho Comunitário do bairro da Sacramenta. Atualmente, nove organizações sociais fazem parte do projeto, são elas: Igreja Senhora de Guadalupe, Associação de Moradores da Área Dois (AMAD), Centro Comunitário Santos Dumont, Grupo de Cultura Amazônica Sabor Tropical, Centro Comunitário Morada dos Sonhos, Associação Sociocultural Outros Nativos, Cooperativa de Catadores da Pedreira (COOCAPE), Associação dos Catadores de Coleta Seletiva de Belém (ACCSB) e Associação dos Recicladores das Águas Lindas (ARAL). As organizações sociais participam de oficinas formativas voltadas à gestão que são promovidas pelo projeto. Foram temas das oficinas: Elaboração de Projetos Socioculturais para a Captação de Recursos, Gestão Financeira e Gestão de Projetos.

O Sacramenta Socioambiental realiza, ainda, o Prêmio Sacramenta Socioambiental de apoio a ações comunitárias. Em 2021, três organizações sociais foram contempladas pelo edital: Projeto Adote Essa Ideia – Vamos Reciclar, da Associação dos Recicladores de Águas Lindas; Projeto Água Saúde e Vida Para Todos, do Centro Comunitário Morada dos Sonhos e o projeto 24 anos de Sabor, do Grupo Folclórico Sabor Tropical.

Em 2022, o projeto abre inscrições para envio de propostas de organizações do bairro da Sacramenta que busquem receber apoio de até R$5000,00 para desenvolvimento de ações locais. As inscrições estarão abertas de 10 a 21 de outubro de 2022.

Ações emergenciais Covid-19

Com o agravamento da pandemia da Covid-19, a partir de março de 2020, ações de enfrentamento à pandemia foram pensadas como parte do projeto Sacramenta Socioambiental. Em parceria entre a empresa e o Instituto Peabiru, ações, de natureza emergencial, foram divididas em três subprogramas: auxílio social, comunicação popular e saúde. Todas as ações foram voltadas ao auxílio da população do bairro da Sacramenta.

No subprograma de Auxílio social, foi realizada a doação de 500 cestas de alimentos e produtos de higiene e limpeza a moradores do bairro da Sacramenta. Foram doadas, ainda, 7.615 máscaras, produzidas por um grupo de 26 costureiras do bairro, apoiadas pelo projeto. A produção foi integralmente comprada das costureiras da Sacramenta e, do total, 4.000 unidades foram encaminhadas para a Unidade da Suzano em Imperatriz (MA) e 3.615 foram repassadas para as lideranças comunitárias locais, para distribuição às famílias do bairro

No subprograma de Comunicação popular, o projeto reuniu esforços para abordar a prevenção à Covid-19 em uma campanha combinando diferentes formatos para falar de forma simples e direta sobre os cuidados necessários durante a pandemia para o bairro da Sacramenta. A campanha “Juntos contra o Corona” mobilizou três grupos de produção cultural da cidade de Belém na criação de materiais gráficos e audiovisuais que abordam a prevenção e os cuidados em relação ao coronavírus.

No subprograma Saúde, em parceria com o Laboratório da Cidade, o projeto promoveu a instalação de 10 pias móveis em diferentes pontos do bairro da Sacramenta, com disponibilidade de água e sabão para higienização das mãos. Cada pia ganhou um padrinho ou madrinha voluntário, moradores do bairro que se responsabilizavam pelo cuidado e manutenção das pias para que elas se mantivessem atendendo os moradores

ODS atendidos pelo projeto

3. Saúde e Bem-Estar 5. Igualdade de Gênero 8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis 16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes
***

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Confira abaixo os ODS do Instituto Peabiru:
Fome Zero e Agricultura Sustentável Saúde e Bem-Estar Igualdade de Gênero Redução das Desigualdades Vida Terrestre Parcerias e Meios de Implementação
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários