Duração: 2022 – 2023 (10 meses)
Território: 16 municípios do Marajó, Pará.
Financiadores: Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), NPI Expand Brasil e SITAWI – Finanças do Bem.
O “Te Sai Covid” teve como objetivo propor ações voltadas para as práticas de prevenção e controle da COVID-19 através da publicação de mensagens de incentivo à vacinação e combate às notícias falsas, e apoio técnico-logístico aos municípios do arquipélago do Marajó visando a elevação da cobertura vacinal contra a COVID-19. O projeto aconteceu de setembro de 2022 a julho de 2023, sendo implementado pelo Instituto Peabiru, com apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), NPI Expand Brasil e a SITAWI Finanças do Bem. A ênfase na mobilização nos municípios, se deu a partir das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social dos municípios.
Para isso, o projeto teve como estratégia promover atividades como o aumento da demanda pela vacina contra a COVID-19, aumento da Comunicação de Risco e Engajamento Comunitário e ampliação de prestação de serviços e recursos humanos , a fim de chegar até comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e outros grupos vulneráveis da região do Marajó, visando principalmente a redução de casos e o aumento da vacinação contra a COVID-19. Entre as principais atividades realizadas na terceira fase do projeto estão:
- Ampliação da cobertura vacinal dos municípios do Marajó, sobretudo das populações mais vulneráveis
- Engajamento de gestores e técnicos dos municípios do Marajó, bem como da sociedade civil, adolescentes e jovens;
- Mobilização de grupos focais de adolescentes para realização de diagnóstico qualitativo em relação aos comportamentos de prevenção e controle da COVID-19;
- Mensagens de comunicação sobre o incentivo às vacinas e combate às fake news.
Resultados
Em relação aos resultados, de forma geral, este projeto iniciou sua mobilização a partir de 16 municípios, 12 aderiram oficialmente ao Te Sai Covid, 10 municípios ações para ampliação da cobertura vacinal contra a COVID-19. Mais de três mil litros de combustível foram doados, 38 diárias de barco pagas pelo projeto, 6 mil cartões de vacinação (adulto/criança) foram produzidos e entregues aos municípios, além de uma quantidade considerável de materiais como luvas, toucas, máscaras, seringas, agulhas, etc. 2 salas de imunização foram fortalecidas e uma sala de imunização foi aberta, a partir da atuação do projeto. 8 equipamentos de refrigeração foram adquiridos e doados aos municípios.
Através da difusão de mensagens de comunicação do projeto de incentivo à vacinação contra a COVID-19 e combate às fake news, foram pelo menos 890.339 pessoas alcançadas pelas mensagens difundidas em televisão aberta, 7.847 via rádio, e 155.526 pessoas alcançadas via redes sociais, perfazendo um total de 1.053.712 pessoas alcançadas.
Em resumo, pelo menos 21.065 pessoas foram vacinadas contra a COVID-19 em meio aos processos de articulação e ações do Te Sai Covid. Pelos registros oriundos dos municípios, pelo menos 3.837 crianças receberam a vacina contra a COVID-19. Ao menos 1.470 pessoas nunca haviam recebido sequer uma dose da vacina contra a COVID-19, mas atenderam ao convite do projeto e se vacinaram. Por volta de 1.363 pessoas estavam apenas com sua 1ª dose, e puderam completar o esquema primário.
Foram 8 “grupos focais” realizados, nos municípios de Afuá, Cachoeira do Arari, Chaves, Gurupá, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, Soure. Nestes grupos focais, foram envolvidos 156 adolescentes, sendo 70 meninos e 86 meninas; 8 jovens e 9 adultos também participaram dos grupos focais.
Parceria
A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), a Iniciativa de Novos Parceiros, Ampliando Parcerias em Saúde (NPI EXPAND) e SITAWI (Finanças do Bem) formam a parceria para apoiar a Resposta à covid-19 na Região Amazônica brasileira. A “NPI EXPAND Brasil: Resposta à covid-19 na Região Amazônica Brasileira (fase 2)” é uma iniciativa que engaja organizações da sociedade civil (OSCs) em parcerias estratégicas para alavancar soluções inovadoras e escaláveis para fortalecer a resposta rápida a emergências e ao combate a COVID-19.
A primeira fase da iniciativa, também conhecida como “PPA Solidariedade”, contou com a Plataforma Parceiros Pela Amazônia (PPA). A segunda fase da iniciativa promoveu maior resiliência das comunidades amazônicas através do apoio amplo a vacinação contra a COVID-19, de campanhas de informação e combate à fake news, fortalecendo os sistemas locais de saúde na região com equipamentos e insumos para detectar, prevenir e controlar a transmissão da COVID-19