Livro destaca experiências e desafios do voluntariado

“És voluntário, ou não és?”, título do artigo de João Meirelles no livro “Olhares sobre o Voluntariado Corporativo”
O livro “Olhares sobre o Voluntariado Corporativo”, lançado nesta segunda-feira, 17, pela Vale no Rio de Janeiro, traz um artigo sobre experiência e vocação de um voluntário, assinado pelo diretor do Instituto Peabiru, João Meirelles Filho. Ao todo são dez capítulos com visões e desafios de empresas e pessoas que por meio de ações voluntárias contribuem para transformações sociais.
A publicação tem ainda o objetivo de discutir os conceitos de voluntariado no Brasil, sobretudo no universo corporativo e traz outros especialistas como Ana Pelliano, Anika Gaertner, Bruno Ayres, Clóvis Boufleur, Kenn Allen, Leyla Nascimento, Percival Caropreso, Reinaldo Bulgarelli e Wanda Engel.
Meirelles questiona em seu artigo “És voluntário, ou não és?” se “estamos prontos para assumir o voluntariado como um definidor do que somos” e apresenta quinze teses que ajudam a refletir sobre a atitude solidária. Para o diretor do Instituto Peabiru, a experiência voluntária é um ato consciente, não obrigatório que gera transformação humana. “A experiência voluntária cria novos espaços comuns”, destaca.
“Olhares sobre o Voluntariado Corporativo” reúne também cases de empresas que desenvolvem programas de voluntariado como a própria Vale, Accenture, Bradesco, Camargo Correa, C&A, Gerdau, Itaú-Unibanco, Petrobrás, Shell e Telefônica.