Instituto Peabiru visita projeto de banco comunitário em Mosqueiro

Por Instituto Peabiru
Publicado em 11/02/2014
Pose pra foto durante a visita ao Banco Tupinambá

Pose pra foto durante a visita ao Banco Tupinambá

Entender como funciona a dinâmica de um banco comunitário, quais os benefícios e quais as transformações sociais que este tipo de projeto gera na comunidade em que está instalado. Foi com esse objetivo que o Instituto Peabiru visitou na última quinta-feira (06) o Banco Comunitário Tupinambá, na comunidade Baia do Sol, na ilha de Mosqueiro (Belém-PA).

“É importante sempre conhecer projetos novos ou diferenciados e que sejam boas práticas de transformação social. Pudemos entender aqui a dinâmica de um banco comunitário e o que ele gera de benefícios para a região em que funciona. Quem sabe podemos aplicar essa ideia nas comunidades em que atuamos ou até mesmo no desenvolvimento de um futuro projeto”, comenta Richardson Frazão, gerente de projeto do Instituto Peabiru.

O Banco Tupinambá é realizado pelo Instituto Tupinambá. A moeda utilizada é o “Moqueio”, que pode ser trocada no câmbio por qualquer pessoa, ou então através de empréstimos sem juros para quem é morador da comunidade. O Moqueio pode ser utilizado no comercio local, em estabelecimentos cadastrados no Banco, onde geralmente é dado um desconto para o cliente. O objetivo é promover o desenvolvimento local a partir de uma estratégia de financiamento de produção e do consumo local, organizando redes sociais de produtores e consumidores.

A moeda é lastreada em reais, onde 1 Moqueio vale 1 real. Os recursos do Banco são provenientes de uma parceria com a Caixa Econômica Federal. Para mais informações sobre o Banco Tupinambá, acesse o site www.bancotupinamba.blogspot.com.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários