Live marca retomada das ações de projeto de prevenção ao HIV/AIDS entre jovens

Por Instituto Peabiru
Publicado em 01/12/2020

Realizado pelo UNICEF e organizações parceiras projeto pelo empoderamento de adolescentes e jovens na prevenção ao HIV/Aids retoma as atividades com live no dia Mundial de Luta contra a AIDS

O UNICEF em parceria com governo do Estado, Instituto Peabiru e Prefeitura de Belém, promove mobilização de jovens para testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, como parte dos projetos da Plataforma dos Centros Urbanos. Foto: ASCOM / PROPAZ.


O projeto Viva Melhor Sabendo Jovem que visa ampliar o conhecimento de adolescentes e jovens para os cuidados na prevenção ao HIV e outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) retoma suas atividades em Belém/PA. O lançamento desta nova fase do projeto será nessa terça-feira, 1º de dezembro – Dia Mundial de Luta contra a Aids, durante programação especial da Prefeitura de Belém e parceiros alusiva à data: o Dezembro Vermelho. O lançamento ocorre às 17h, no auditório da Faculdade UNINASSAU e será transmitido ao vivo pelo Facebook do Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem – Belém https://www.facebook.com/vivamelhorbelem. O evento contará com a fala do representante do UNICEF, o Especialista em Saúde, HIV e Primeira Infância, Antonio Carlos Cabral.

Além do enfrentamento à epidemia de Aids, o projeto Viva Melhor Sabendo Jovem busca atuar de forma preventiva na promoção do diálogo e mobilização entre pares, ou seja, adolescentes e jovens conversando e engajando adolescentes e jovens. Pelo menos 25 adolescentes e jovens passarão por formação on-line nas temáticas de Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, Prevenção combinada e autoteste de HIV, Autocuidado em tempos de Covid-19 e saúde mental de adolescentes, Protagonismo e participação social de adolescentes e jovens. Ainda, mais 60 profissionais que atuam no atendimento a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade também passarão por formação no tema Prevenção combinada e autoteste de HIV.

Entre os objetivos do projeto estão o aumento em 30% da entrega de autoteste de HIV entre a população de 14 e 29 anos; e o monitoramento da realização de testes para que, pelo menos 90% dos adolescentes e jovens testados positivos para o HIV durante a atuação do projeto, busquem o serviço de saúde especializado e iniciem a terapia antirretroviral.

Autoteste e monitoramento para tratamento

Segundo o Ministério da Saúde, o autoteste é um processo no qual uma pessoa coleta sua própria amostra (fluido oral ou sangue) e, em seguida, realiza um teste e interpreta o resultado, sozinho ou com alguém em quem confia. Este teste representa mais um passo frente aos esforços para aumentar a autonomia do indivíduo, descentralizar os serviços e criar demanda de testes de HIV entre aqueles não alcançados pelos serviços ou que precisam ser testados com mais frequência devido à exposição contínua ao risco. Ou seja pessoas que precisam ser testadas com frequência devido à sua maior vulnerabilidade ao risco de contrair HIV, como os(as) trabalhadores(as) do sexo, a população privada de liberdade e as usuários de álcool e outras drogas.

O autoteste é muito simples de fazer. Ele funciona da mesma forma que os testes rápidos utilizados em serviços de saúde ou em ações de promoção da saúde, com a diferença de que é feito pela própria pessoa, em casa ou em qualquer lugar, no momento que preferir, sozinho ou com alguém em quem confia. O exame pode utilizar fluido oral ou sangue, a depender do tipo de teste escolhido. Basta seguir o passo a passo. Ele é intuitivo e fácil de interpretar.

Além da testagem, o Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem também oferta serviço de apoio à adesão ao tratamento e que acompanha os usuários e as famílias. Haverá uma linha telefônica para a tirada de dúvidas relativas ao uso do autoteste, bem como sobre o serviço de atendimento especializado no tratamento do HIV em Belém. Os mobilizadores jovens do Projeto, darão suporte de acolhimento e sobre o passo a passo para que adolescentes e jovens testados positivos para o HIV iniciem o tratamento.

Além da testagem, o Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem também oferta serviço de apoio à adesão ao tratamento e que acompanha os usuários e as famílias.
Foto: UNICEF/Reprodução.


Viva Melhor Sabendo Jovem 

O Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem é realizado através de uma parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, o Instituto Peabiru, a Prefeitura de Belém e diversas organizações da sociedade civil parceiras do projeto. A iniciativa faz parte da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) que é uma contribuição do UNICEF na busca de um modelo de desenvolvimento inclusivo das grandes cidades, que reduza as desigualdades que afetam a vida de suas crianças e seus adolescentes. Trata-se de uma metodologia que visa a implementação de políticas públicas e ações voltadas as infâncias, adolescências e juventudes a partir do trabalho em rede e da participação popular.

Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) recebeu da Assembleia Geral da ONU o mandato de defender e proteger os direitos de crianças e adolescentes, ajudar a atender suas necessidades básicas e criar oportunidades para que alcancem seu pleno potencial. O UNICEF é guiado pela Convenção sobre os Direitos da Criança e é o principal defensor global de meninas e meninos. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) está presente no Brasil desde 1950, apoiando as mais importantes transformações na área da infância e da adolescência no País. O UNICEF participou das grandes campanhas de imunização e aleitamento materno; da mobilização que resultou na aprovação do artigo 227 da Constituição Federal e na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente; do movimento pelo acesso universal à educação; dos programas de enfrentamento ao trabalho infantil; entre outros grandes avanços para a garantia dos direitos de meninas e meninos brasileiros.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários