Projeto desenvolvido pelo Instituto Peabiru em parceria com a Dow é destaque em estudo sobre boas práticas empresariais na Amazônia

Por Instituto Peabiru
Publicado em 16/11/2022

O projeto ‘Ybá: Conservação que Transforma’ é um dos destaque do estudo que apontou, a partir de 11 iniciativas selecionadas, frentes de atuação e caminhos de referência para empresas que buscam fortalecer suas ações na Amazônia.

*Com informações do IDESAM e Valor Econômico

Mapeamento florestal em Breu Branco, Pará. Foto: Fred Ferreira

O desenvolvimento sustentável na maior floresta tropical do mundo é uma realidade que gera negócios, empregos e renda com as árvores em pé. É o que mostram as experiências detalhadas no “Estudo de Boas Práticas Empresariais na Amazônia”, realizado pelo CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) em parceria com o Idesam. A  publicação inédita detalha 11 projetos realizados por empresas que combinam produção e preservação. As iniciativas envolvem mais de 30 parceiros na Amazônia Legal e beneficiam diretamente 50 mil pessoas.

O Projeto Ybá é um dos casos mapeados pelo estudo divulgado com exclusividade pelo Prática ESG. Foram levantadas 143 iniciativas, de 53 empresas, que contribuem para a conservação de florestas e o desenvolvimento sustentável na região. Esses projetos movimentam R$100 milhões e beneficiam diretamente 50.721 pessoas, entre famílias que vivem nas comunidades, produtores rurais, empreendedores e funcionários públicos capacitados.

O estudo realizado pelo CEBDS aponta caminhos e oportunidades para um maior engajamento em práticas sustentáveis na Amazônia. No documento são apresentadas iniciativas que enfrentaram os desafios típicos da Amazônia – que precisaram se reinventar, se adaptar e que, por isso, são escaláveis e podem ser aplicadas em diferentes contextos de atuação. São negócios como restauração de áreas degradadas, capacitação profissional, desenvolvimento de startups, agricultura sustentável e de maior produtividade, bioeconomia, inteligência artificial na prevenção ao desmatamento e extrativismo.

Projeto Ybá

Realizado pela Dow em parceria com o Instituto Peabiru e colaboração da The Nature Conservancy, o projeto ‘Ybá: Conservação que Transforma’ visa fortalecer o extrativismo sustentável no município de Breu Branco, Pará. O projeto promove o aproveitamento sustentável dos cerca de 36 mil hectares de floresta preservados na área de Reserva Legal da empresa. Além disso, busca gerar renda para as comunidades vizinhas às áreas florestais a partir  do fortalecimento de atividades ligadas às cadeias de valor de Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNM), como a andiroba, presentes na área florestal preservada.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários