Amigo das Abelhas da Amazônia

Duração: 2020-2023.
Território: Boa Vista do Acará, Acará, Pará.
Financiadores: Instituto Clima e Sociedade (iCS).

O projeto

Com o objetivo de promover a cadeia de valor da meliponicultura na Amazônia, o projeto Amigo das Abelhas da Amazônia visa a geração de renda para comunidades tradicionais e quilombolas, por meio de modelo de negócio sustentável, ao mesmo tempo em que promove a conservação da biodiversidade e os serviços ambientais. O projeto oferece às famílias participantes: assistência técnica com profissionais especializados, e estrutura para a formação dos meliponários em seus terrenos. As famílias selecionadas participam da definição conjunta da agenda de visitas técnicas e de treinamentos. Entre os temas abordados estão a introdução à meliponicultura, a alimentação das abelhas e a reprodução de colmeias.

O projeto foi lançado em julho de 2020 em Boa Vista do Acará, convidando as famílias e organizações comunitárias do município de Acará a conhecerem o Programa de Abelhas da Amazônia. Ao longo do segundo semestre de 2020, desenvolveram-se atividades de preparação abertas a todos os interessados de Boa Vista do Acará. Além da apresentação do projeto, foram realizadas três atividades de capacitação com os moradores. Ao todo, participaram das diferentes atividades mais de 30 famílias das comunidades de Santa Maria, Boa Vista do Acará, Guajará Mirim, Genipaúba e Itacoãzinho. O processo de capacitação preparatória e seleção do primeiro grupo de famílias visa o desenvolvimento de um polo de meliponicultura no município de Acará.

O projeto entregou a 20 famílias de Boa Vista do Acará as 300 colmeias matrizes para o início de suas criações de abelhas sem ferrão. As 20 famílias selecionadas receberam, ainda, 300 caixas para a reprodução das colmeias, o que elevará o plantel do grupo a 600 colmeias produtivas. Além das capacitações já realizadas pelo projeto nas comunidades, as famílias participantes receberão assessoria técnica por dois anos com a equipe de técnicos do Instituto Peabiru. Atualmente, o projeto está em sua segunda edição ampliando o número de beneficiários.

Segunda fase

No primeiro semestre de 2022, iniciou-se a segunda fase do projeto Amigo das Abelhas da Amazônia que, desde 2020, atende famílias do município de Boa Vista do Acará, no Pará. No período de fevereiro a abril de 2022, o projeto se concentrou na assistência técnica às 20 famílias beneficiadas na primeira fase do projeto. Essas famílias estão se preparando para a primeira coleta de mel a ser realizada entre fim de agosto e outubro de 2022, o que será importante para demonstrar a viabilidade da meliponicultura como fonte complementar de renda e como atividade produtiva alternativa e sustentável para as demais famílias da região das ilhas do entorno de Belém.

Com ampla mobilização, em visitas às comunidades do entorno do projeto, em maio de 2022 foi lançado o edital de seleção para que novas famílias participem do projeto, com atividades de apresentação da oportunidade em meliponário modelo. A primeira oficina de meliponicultura da nova fase foi realizada no dia 1º julho e contou com a participação de 20 famílias selecionadas. Na oficina os participantes aprenderam sobre a biologia e o comportamento das abelhas nativas (do gênero Melipona). Essas 20 famílias receberão, por 12 meses, materiais e assistência técnica para trabalhar com a criação de abelhas sem ferrão, visando a conservação ambiental e a geração de renda complementar a partir da produção de mel. Em conjunto com as outras 20 famílias da primeira fase, o projeto passa a assistir 40 famílias, com mais de 400 colmeias de abelhas sem ferrão nesse período seguinte. O projeto vem promovendo entre moradores e formadores de opinião, a partir do projeto de meliponicultura, espaço nas ilhas de Belém para discussão sobre a temática ambiental, especialmente sobre a importância da polinização e da conservação da floresta. Além de apresentar a possibilidade de uma atividade produtiva sustentável, que atende aos critérios da bioeconomia.


Galeria de imagens

ODS atendidos pelo projeto

2. Fome Zero e Agricultura Sustentável 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis
***

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Confira abaixo os ODS do Instituto Peabiru:
Fome Zero e Agricultura Sustentável Saúde e Bem-Estar Igualdade de Gênero Redução das Desigualdades Vida Terrestre Parcerias e Meios de Implementação
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários