
Duração: 2018-2025.
Território: Barcarena, Pará.
Financiador: Hydro.
O Ativa Barcarena
O projeto Ativa Barcarena busca valorizar a agricultura familiar e a produção sustentável de alimentos em Barcarena, município localizado no nordeste do Pará. O Projeto Ativa Barcarena tem o objetivo de colaborar com a agricultura familiar do município através do desenvolvimento de [1] sistema agroalimentar localizado, dos [2] processos de organização sócio produtiva e das [3] e fortalecimento das cadeias produtivas importantes localmente.
Sua equipe multidisciplinar atua na assistência técnica rural, na capacitação de agricultores e agricultoras familiares, na organização da rede de atores socioprodutivos e na promoção de produtos agrícolas com identidade local. As atividades do Ativa Barcarena estão planejadas e distribuídas em ciclos de assistência técnica e capacitação para os atores da agricultura familiar.
+Entre 2018 e 2019, o projeto realizou pesquisa estruturada sobre perfil socioeconômico com 301 famílias locais, produzindo diagnóstico rural participativo em cinco comunidades, além de promover assistência técnica rural, alcançando 1.866 moradores do município, e o estudo da fertilidade e da qualidade do solo em dez comunidades e nas bacias dos rios Barcarena e Murucupi, totalizando 600 amostras de solos analisadas.
Em 2020, iniciou nova fase com a seleção do primeiro grupo de agricultores familiares para participação nos ciclos de assistência técnica. Esse primeirogrupo de beneficiários estava formado por 91 famílias que recebem assistência técnica rural individualizada e coletiva, através da realização de oficinas com foco no debate, aprendizagem e experimentação de práticas agroecológicas de interesse comum. Para colaborar com o manejo dos solos a partir do aproveitamento dos recursos locais, foram instaladas 15 unidades demonstrativas de produção de insumos agroecológicos distribuídas nas comunidades atendidas pelo projeto. As famílias beneficiárias ainda participam de intercâmbios, onde os agricultores e agricultoras trocam aprendizados a partir da visita a outras comunidades produtoras, com mediação e apoio logístico da equipe do Instituto Peabiru.
O número de famílias beneficiária do projeto têm aumentado, no ano de 2025 303 famílias receberam assessoria técnica rural, o número de Unidade Demonstrativas (espaços de construção do conhecimento a partir das práticas e trocas de saberes) foram expandidas para 27, sendo 23 de bioinsumos, duas de bioisumos e Agrofloresta de Alimentos, uma de criação de aves, com produção de ração e uma de bioinsumos e viveiro de mudas.
Um dos resultados recentes do projeto está relacionado ao fortalecimento de negócios locais. Entre as ações, destaca-se o apoio à Cooperativa dos Produtores Agropecuários do Município de Barcarena (Cooppamb), que passou a acessar o mercado institucional para a comercialização do açaí extrativista, beneficiando 10 famílias. O projeto também contribuiu para a construção e fortalecimento do grupo de produtoras de polpas de frutas regionais, envolvendo 12 famílias, em sua maioria mulheres.
Outra frente de atuação foi a comercialização do jambú, realizada em parceria com um grupo de cinco famílias agricultoras para a marca Bem Jambú. Além disso, houve apoio à comercialização de farinha, beneficiando 12 famílias, e o início do apoio à produção de pimenta e à estruturação da cadeia de valor do molho de pimenta com tucupi, atividade que envolveu cinco famílias em 2025.



ODS atendidos pelo projeto
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável