Ativa Barcarena

Duração: 2018-2025.
Território: Barcarena, Pará.
Financiador: Hydro.

O Ativa Barcarena

O projeto Ativa Barcarena busca valorizar a agricultura familiar e a produção sustentável de alimentos em Barcarena, município localizado no nordeste do Pará. Sua equipe multidisciplinar atua na assistência técnica rural, na capacitação de agricultores e agricultoras familiares, na organização da rede de atores socioprodutivos e na promoção de produtos agrícolas com identidade local. As atividades do Ativa Barcarena estão planejadas e distribuídas em ciclos de assistência técnica e capacitação para os atores da agricultura familiar.

Entre 2018 e 2019, o projeto realizou pesquisa estruturada sobre perfil socioeconômico com 301 famílias locais, produzindo diagnóstico rural participativo em cinco comunidades, além de promover assistência técnica rural,  alcançando 1.866 moradores do município, e o estudo da fertilidade e da qualidade do solo em dez comunidades e nas bacias dos rios Barcarena e Murucupi, totalizando 600 amostras de solos analisadas.

Em 2020, iniciou nova fase com a seleção do primeiro grupo de agricultores familiares para participação nos ciclos de assistência técnica. O grupo de beneficiários é formado por 91 famílias que recebem assistência técnica rural individualizada e coletiva, através da realização de  oficinas com foco no debate, aprendizagem e experimentação de práticas agroecológicas de interesse comum. Para colaborar com o manejo dos solos a partir do aproveitamento dos recursos locais, foram instaladas 15 unidades demonstrativas de produção de insumos agroecológicos distribuídas nas comunidades atendidas pelo projeto. As famílias beneficiárias ainda participam de intercâmbios, onde os agricultores e agricultoras trocam aprendizados a partir da visita a outras comunidades produtoras, com mediação e apoio logístico da equipe do Instituto Peabiru.

Ações

O Ativa Barcarena realiza diversas atividades para o fortalecimento da agricultura familiar no munícipio de Barcarena, com foco nos grupos de agricultores participantes do projeto. Além da assistência técnica rural individualizada, são realizadas oficinas onde os beneficiários são reunidos para discutir teoria e práticas de interesse comum. Através dos intercâmbios uma comunidade (ou liderança) tem a oportunidade de visitar outras comunidades, para troca de aprendizados entre agricultores com a intermediação e apoio logístico do Instituto Peabiru.

ODS atendidos pelo projeto

2. Fome Zero e Agricultura Sustentável 5. Igualdade de Gênero 8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis 12. Consumo e Produção Responsáveis 15. Vida Terrestre
***

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Confira abaixo os ODS do Instituto Peabiru:
Fome Zero e Agricultura Sustentável Saúde e Bem-Estar Igualdade de Gênero Redução das Desigualdades Vida Terrestre Parcerias e Meios de Implementação
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários