Confira: Revista Serafina, da Folha de São Paulo, destaca o extrativismo de açaí no Marajó

Por Instituto Peabiru
Publicado em 02/04/2015
ninho_acai

Arte que ilustra especial da Folha de São Paulo sobre o extrativismo de açaí no Marajó

 

“A hora da partida é anunciada com uma explosão de tons de laranja, roxo e vermelho no anil do céu, que vai de encontro às águas escuras da baía do Guajará. Estamos em Belém do Pará.

Dentro de um dos navios ali atracados, o colorido é o das redes esticadas pelos corredores. Suspensa nas extremidades, a peça de tecido será usada para embalar o sono dos navegantes.”

O trecho é o início da reportagem especial da última edição da revista Serafina, da Folha de São Paulo, publicada no dia 30 de março.

A matéria refaz os caminhos da popularidade do açaí no Brasil e nos leva para a realidade do produtor de açaí no município de Curralinho (Marajó-PA). Conhecemos a rotina de Miguel de Moraes, sua história e como o açaí é extraído em meio à floresta e rios durante a época da colheita , que “acontece entre julho e novembro, época mais seca, quando o nível dos rios baixa e a terra em volta dos pés da fruta não está mais alagada. É tudo feito manualmente. Os cachos de açaí são colhidos pelos ribeirinhos, que sobem nas árvores de até 12 metros de altura. Seguindo a tradição dos antepassados indígenas, amarram os pés com a peconha, peça trançada com folhas da própria palmeira, ou, na versão mais recente, com uma saca de juta.”

Além das belas imagens registradas pelo fotógrafo Rogério Assis, o especial também conta com um vídeo mostrando a extração do açaí.

Confira na íntegra clicando aqui.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários