Instituto Peabiru, UNICEF e Ministério Público do Tocantins renovam parceria pela cobertura vacinal no estado

Por Instituto Peabiru
Publicado em 29/04/2024

O Instituto Peabiru e o Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF) renovaram parceria técnica com o Ministério Público do Estado do Tocantins para 2024. Desde o ano passado, as instituições atuam juntas em prol da melhoria dos indicadores de vacinação no Tocantins, por meio do projeto MP na Vacina e da metodologia Busca Ativa Vacinal, a BAV, que integra a iniciativa Selo UNICEF edição 2021-2024. Como resultado das ações de parceria entre o Selo e MP/TO, no mês de abril, 85 municípios tocantinenses foram certificados com o Selo Município Amigo da Vacina.

Para o ano de 2024, a renovação da parceria técnica visa dar continuidade às ações pela saúde e imunização dos municípios tocantinenses. O Instituto Peabiru é parceiro técnico do Selo UNICEF no estado, e nesta nova fase pretende aumentar os índices da Busca Ativa Vacinal, metodologia social implementada pelo Selo para mapear os registros de imunização de crianças e adolescentes, em cooperação com o projeto MP na Vacina, oferecendo apoio técnico e capacitações na região, como forma de monitorar o progresso das imunizações no estado.

Cláudio Melo, gerente da iniciativa Selo UNICEF pelo Instituto Peabiru, comemora os resultados da parceria no ano de 2023 e compartilha as expectativas de continuar o trabalho em conjunto. “Nosso trabalho com o MP do Tocantins sempre representou uma grande união de esforços em prol do mesmo objetivo. Nós avaliamos o que poderíamos unir, nesse caso, a Busca Ativa Vacinal do Selo UNICEF e o MP na Vacina do Ministério Público, e potencializamos essas ferramentas para fazer a diferença nos números de vacinação do estado. Então, o que a gente espera é que, a partir disso, o trabalho chegue em mais pessoas, que tenham mais crianças e adolescentes imunizados em cada município do Tocantins; essa é uma das principais metas do Selo UNICEF”, comenta Cláudio.

Certificação – Realizada em abril, a homenagem do Selo Município Amigo da Vacina foi destinada aos municípios que apresentaram melhoras significativas nos índices de imunização com as vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Um dos requisitos para a certificação foi a adesão à Busca Ativa Vacinal. Segundo os indicadores, entre janeiro de 2023 a fevereiro de 2024, o número de municípios do Tocantins que aderiram à BAV aumentou em 151%.

“Esse momento é de grande relevância porque as pessoas acompanhadas pela Busca Ativa Vacinal serão efetivamente imunizadas a partir de agora, com o mapeamento. Então é com grande satisfação que nós anunciamos a entrega desse selo aos municípios e continuaremos no trabalho de fomento, não só da vacinação, mas da imunização efetiva de crianças e adolescentes do estado do Tocantins”, afirma Araína Santos, promotora de Justiça do MP/TO. O Instituto Peabiru e os demais parceiros do projeto MP na Vacina foram homenageados e certificados em agradecimento pelo apoio nas atividades.

Texto: Giovanna Martini, sob supervisão de Tiago Chaves.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários