Documentário Expedição Viva Marajó em sessão especial no Sesc Boulevard

Por Instituto Peabiru
Publicado em 14/09/2012

Nesta quarta-feira, 22, a Sessão Especial do Cine Sesc Boulevard apresenta o Documentário  ‘Expedição Viva Marajó, de Regina Jehá. O filme de 52 minutos mostra o cotidiano da população ribeirinha do maior arquipélago fluviomarinho do mundo, a relação das comunidades com as marés, as riquezas naturais e os contrastes sociais. A sessão especial começa às 19h, com entrada franca. Após a exibição, haverá debate sobre o tema.
Para filmar o ‘Expedição Viva Marajó’, a diretora Regina Jehá e sua equipe percorreram 2 mil quilômetros de rios, mostrando como se configura a relação com o tempo, com as marés e com a natureza em um dos territórios mais remotos do país. A obra destaca ainda a rica biodiversidade da região, com alto potencial pesqueiro e valiosos sítios arqueológicos. Em junho, o “Expedição Viva Marajó” esteve em cartaz com sessões diárias em São Paulo e no Rio de Janeiro e já foi exibido nos 16 municípios marajoaras.
O longa participou de vários festivais internacionais, entre eles 24° FIPA Situation de La Création Internationale (França); 4° Upto3 (Canadá); e o 9° Ischia Film Festival-Offical Selection (Itália). Foi produzido pela Lauper Films, com apoio do Fundo Vale e o do Instituto Peabiru, que desenvolve o Programa Viva Marajó.
Iniciativa do Programa Viva Marajó, do Instituto Peabiru, a ideia do documentário surgiu para desvelar os vários ecossistemas e culturas marajoaras para os próprios habitantes do arquipélago e fortalecer a candidatura do Marajó como Reserva da Bioesfera junto à Unesco. Além do trabalho de valorização da cultura, o Instituto desenvolve na região uma série de ações para estimular modelos alternativos de geração de renda, ordenamento territorial e criação de unidades de conservação.
Serviço:
Sessão Especial Cine Sesc Boulevard
Documentário ‘Expedição Viva Marajó’
Dia 22 de agosto, 19h, no Sesc Boulevard.
Boulevard Castilho França, 522
Informações:  (91) 3224 5305 / 3224 5654.
***