Completando 25 anos, Instituto Peabiru entra em ranking de ONGs mais relevantes do Brasil 

Por Instituto Peabiru
Publicado em 10/07/2023

A classificação avaliou o grau de transparência, a maturidade dos níveis de governança, a gestão e o planejamento estratégico de organizações do terceiro setor a nível mundial. O Instituto Peabiru é uma das três organizações baseadas na Amazônia que figuram na lista.

Em junho de 2023, o Instituto Peabiru completou 25 anos de atuação na Amazônia, em uma trajetória de trabalho focada nas pessoas da região e seus territórios. Esta atuação acaba de ser reconhecida pelo ranking da The Dot Good, entidade suíça que classificou o Instituto Peabiru como uma das 50 ONGs mais relevantes do Brasil (Top 50 Brazil SGOs) na Esfera do Bem Social (Social Good Sphere).

A avaliação teve como critérios o grau de transparência, a maturidade dos níveis de governança, a gestão e o planejamento estratégico das organizações listadas. Ocupando a 32° posição, o Instituto Peabiru é uma das três organizações baseadas na Amazônia que figuram na lista. 

Com sede em Belém, Pará, o Instituto Peabiru atua preferencialmente no bioma Amazônia a partir de 4 eixos: Cadeias de Valor Amazônicas, Proteção Social, Ação social corporativa e Conservação da biodiversidade. Em seu mais novo Relatório de atividades, o Instituto apresentou as principais ações realizadas e os números alcançados no ano 2022. Ao todo, foram mais de 30 projetos executados, com presença em 4 estados e 317 municípios da Amazônia Brasileira. O novo relatório está disponível para leitura online em peabiru.org.br/relatorios.

Celebrar, refletir e planejar os próximos passos 

Com uma longa lista de projetos sociais e ambientais realizados na Amazônia, além de celebrar os 25 anos da organização e o reconhecimento no ranking The Dot Good, este também é um momento de reflexão sobre os caminhos trilhados e de planejamento do trabalho da organização para as próximas décadas. 

Por esse motivo, entre os anos de 2022 e 2023 o instituto realizou dois Seminários de planejamento com o objetivo de coletar, sistematizar, validar e implementar sugestões provenientes da diversidade de seus colaboradores – diretores, gestores, assistentes, técnicos, estagiários e voluntários. Facilitado pelo grupo de trabalho (GT) de Estratégia do Instituto, o tratamento dessas informações ajudará a orientar as ações daqui pra frente. Um esforço coletivo e necessário para manter a gestão transparente e democrática que baseia a organização. 
Outro esforço nesse sentido foi o lançamento da publicação “Peabiru: Caminhos do amanhã”, partindo do olhar e da experiência do jornalista Dal Marcondes, da agência de notícias Envolverde. Disponível gratuitamente de forma impressa e virtual, a publicação traz uma série de entrevistas capazes de colocar em perspectiva importantes momentos da história da organização e guiar a construção dos próximos passos. “Em seus 25 anos de atividades, o Instituto Peabiru mostrou ser uma organização acolhedora e agregadora, desenhou um formato de ação muito próprio e que merece ser replicado em seu avanço em direção ao futuro, em passos seguros e com grande atração de talentos”, conclui Marcondes.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários