Belém reforça a proteção de crianças e adolescentes com Agenda Cidade UNICEF

Por Instituto Peabiru
Publicado em 09/11/2023

Agora com parceria técnica do Instituto Peabiru, UNICEF e Prefeitura de Belém realizam ações que visam mitigar causas de violências sofridas por meninos e meninas no Bairro do Guamá.

Encontros formativos, oficinas, rodas de diálogo e capacitações sobre como direcionar para a rede de atendimento e fortalecer profissionais sobre casos de violências sofridas por crianças e adolescentes, a iniciativa Agenda Cidade UNICEF realiza continuidade das atividades junto a profissionais da educação, saúde, assistência, adolescentes e rede de proteção de Belém (PA) em 2023, visando promover oportunidades e caminhos para crianças e adolescentes.

Iniciada em maio de 2022, a iniciativa já mobilizou e capacitou 130 agentes comunitários para a Busca Ativa Escolar, 91 profissionais de educação, assistência e saúde sobre a escuta protegida e 12 escolas, mais 7 unidades básicas de saúde, certificadas pelo UNICEF como Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI).

Parceria – Com agenda retomada a partir da reunião com Comitê Gestor da Agenda Cidade UNICEF, em outubro deste ano, as ações cumprem uma programação que será conduzida até fevereiro de 2024, com parceria técnica do Instituto Peabiru. Desde então, mais de dez encontros com adolescentes e equipes escolares, com mais de 200 pessoas impactadas.

Até fevereiro de 2024, a iniciativa irá ampliar a atuação dos grupos de profissionais e de adolescentes, com foco nos temas de racismo, questão de gênero, projetos de vida, saúde mental, lei da escuta protegida, entre outros.

Sobre a #AgendaCidadeUNICEF – É uma iniciativa do UNICEF em parceria com prefeituras municipais de grandes centros urbanos brasileiros para promover direitos e oportunidades das crianças e dos adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida. Na sua primeira edição (2022-2024), ocorre em Belém, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.

Junto com organizações da sociedade civil, empresas, além das próprias comunidades e os adolescentes, a #Agenda propõe uma soma de esforços para que cada criança, cada adolescente esteja na escola, aprendendo; cresça com oportunidades de inclusão produtiva; tenha acesso a serviços de proteção contra violências; além de ter sua saúde integral e seu bem-estar assegurados.

Fazem parte do Comitê Agenda Cidade UNICEF de Belém (PA) – Gabinete da prefeitura de Belém, Secretarias Municipais da Educação e Cultura, Assistência, Saúde e Meio Ambiente, Esporte, Economia, Administração, Planejamento, o Comando da Guarda Municipal, as Fundações Papa João XXIII, da Cultura, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e adolescentes representantes do Tá Selado, além do UNICEF e Instituto Peabiru.

Com informações do UNICEF.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários