Encontros com adolescentes e jovens abordam Projeto de Vida em Belém (PA)

Por Instituto Peabiru
Publicado em 10/11/2023

O evento é neste sábado (11.11) e faz parte da iniciativa Agenda Cidade UNICEF. O momento integra conjunto de ações de resposta às violências e promoção de oportunidades para crianças e adolescentes na capital.

O Fundo das Nações Unidas (UNICEF) e a Prefeitura de Belém, em parceria técnica com o Instituto Peabiru, iniciam neste sábado (11.11), a partir das 9h da manhã na Usina da Paz do Guamá, ciclo formativo para adolescentes e jovens mobilizados pela iniciativa Agenda Cidade UNICEF. Com a abordagem de diversos temas focados no desenvolvimento e participação de adolescentes, este primeiro momento será sobre Projetos de Vida.

A Agenda Cidade UNICEF é uma iniciativa do UNICEF em parceria com prefeituras municipais de grandes centros urbanos brasileiros para promover direitos e oportunidades das crianças e dos adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida. Na sua primeira edição (2022-2024), ocorre em Belém, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo. Na capital paraense conta com a parceria técnica do Instituto Peabiru.

Neste primeiro encontro, a iniciativa reúne cerca de 50 adolescentes e jovens do bairro do Guamá. O mobilizador de Adolescentes da Agenda Cidade UNICEF, Edgar Barra, descreve a importância dos ciclos formativos. “O (a) adolescente empoderado (a) é multiplicador de informações, então se a gente colabora para o desenvolvimento desses adolescentes, esses por sua vez se conectam com seus pares, podendo assim multiplicar essa mensagem”, destaca o mobilizador de adolescentes.

Além deste sábado na Usina da Paz, o tema Projeto de Vida será conduzido entre os dias 13 e 17 de novembro próximos em turmas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Leandro Pinheiro, também no bairro do Guamá.

Até fevereiro de 2024, além de ações com adolescentes e jovens, a iniciativa realiza ações de formação e capacitação com profissionais da educação, assistência, saúde e demais do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) de crianças e adolescentes, com foco nos temas de racismo, questão de gênero, projetos de vida, saúde mental, lei da escuta protegida, entre outros.

Serviço: Processo Formativo para Adolescentes e Jovens sobre Projeto de Vida – Agenda Cidade UNICEF

Calendário:

  • Dia 11.11 – sábado – 9h às 12h30

Local: Usipaz Guamá

Endereço: Av. Bernardo Sayão, 4783

  • Dias 13, 14, 16 e 17/11 (segunda, terça, quinta e sexta).

Público: estudantes da EMEF Padre Leandro Pinheiro

Turma 1: 13h30 às 15h

Turma 2: 16h às 17h30

Endereço: EMEF Padre Leandro Pinheiro 

Contatos para a imprensa

Ida Pietricovsky de Oliveira

Especialista em Comunicação

UNICEF Brasil

Telefone: (91) 3073 5700

Telefone: (91) 98128 9022

E-mail: ipoliveira@unicef.org

Luciana Kellen

Comunicóloga

Instituto Peabiru (Parceiro técnico)

Telefone: (91) 993766510

E-mail: luciana@peabiru.org.br

Sobre a #AgendaCidadeUNICEF – É uma iniciativa do UNICEF em parceria com prefeituras municipais de grandes centros urbanos brasileiros para promover direitos e oportunidades das crianças e dos adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida. Na sua primeira edição (2022-2024), ocorre em Belém, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.

Junto com organizações da sociedade civil, empresas, além das próprias comunidades e os adolescentes, a #Agenda propõe uma soma de esforços para que cada criança, cada adolescente esteja na escola, aprendendo; cresça com oportunidades de inclusão produtiva; tenha acesso a serviços de proteção contra violências; além de ter sua saúde integral e seu bem-estar assegurados. Fazem parte do Comitê Agenda Cidade UNICEF de Belém (PA) – Gabinete da prefeitura de Belém, Secretarias Municipais da Educação e Cultura, Assistência, Saúde e Meio Ambiente, Esporte, Economia, Administração, Planejamento, o Comando da Guarda Municipal, as Fundações Papa João XXIII, da Cultura, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e adolescentes representantes do Tá Selado, além do UNICEF e Instituto Peabiru.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários