Iniciativa do Instituto Peabiru com abelhas nativas no município de Acará (PA) é destaque no programa Liberal Comunidade

Por Instituto Peabiru
Publicado em 19/02/2024

O projeto Amigo das Abelhas da Amazônia, realizado pelo Instituto Peabiru e financiado pelo Instituto Clima e Sociedade, foi destaque no Liberal Comunidade, programa da TV Liberal, afiliada à Rede Globo no Pará. Na reportagem do último dia 18, domingo, o diretor de operações do Peabiru, Hermógenes Sá, e residentes da região do Baixo Acará que atuam no projeto falaram sobre as atividades, o trabalho de manutenção das caixas de cultivo das abelhas e os resultados obtidos com a produção de mel desde 2020, quando a iniciativa começou.

Na matéria, os agricultores explicaram como a criação de abelhas sem ferrão é uma atividade de baixo custo e manutenção, que incentiva a preservação da floresta e gera renda à comunidade beneficiada pelo projeto. Além disso, a área destinada compõe um cinturão verde que circunda a região metropolitana de Belém. O diretor de operações, Hermógenes Sá, comentou que a ação “é uma atividade que está diretamente ligada à conservação da natureza. Pasto de abelha é floresta em pé. Na medida que você cria esse cinturão, esse grupo de famílias que cuidam, você estimula a formação de uma rede de produtores que estão pensando na manutenção da floresta”.

A reportagem também apresentou como é feito o manejo e o cultivo das abelhas sem ferrão dentro das caixas, bem como a relação dos moradores do Baixo Acará com o projeto Amigo das Abelhas da Amazônia. Para a comunidade, o projeto também é sinônimo de esperança para as futuras gerações, como explicou a agricultora Marcleidi Galiza. “Aqui a gente evita as queimadas, justamente por causa delas (abelhas) que tem esse cuidado. Lá atrás, nossos familiares derrubaram as árvores, queimavam, faziam roças e hoje a floresta sente, então a gente tenta preservar”.

Assista a reportagem completa pelo link: https://globoplay.globo.com/v/12362230/ 

Sobre o projeto Amigo das Abelhas da Amazônia

Com o objetivo de promover a cadeia de valor da meliponicultura na Amazônia, o projeto Amigo das Abelhas da Amazônia visa a geração de renda para comunidades tradicionais e quilombolas, por meio de modelo de negócio sustentável, ao mesmo tempo em que promove a conservação da biodiversidade e os serviços ambientais. A iniciativa é financiada pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Confira todas as informações sobre este projeto em no link abaixo:

https://peabiru.org.br/projeto/amigo-das-abelhas-da-amazonia/

Instituto Peabiru e o Programa Abelhas da Amazônia

O Programa Abelhas da Amazônia é o mais antigo do Instituto Peabiru, tendo recebido diferentes nomes ao longo de seu desenvolvimento até o formato atual. Desde 2007, o Programa passou por diferentes períodos de aprendizado e estruturação até se tornar uma das maiores iniciativas no Brasil dedicadas à criação de abelhas sem ferrão (meliponicultura) e divulgação de sua importância para a conservação da biodiversidade e para os serviços ambientais da polinização.

As iniciativas deste programa já contaram como entidades financiadoras o BNDES (Fundo Amazônia), o Instituto Clima e Sociedade, o Instituto GPA, a Bauducco e a Embaixada da Eslovênia.

Confira todas as informações sobre este programa em: https://peabiru.org.br/projeto/abelhas-sem-ferrao/

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários