Instituto Peabiru reforça a importância e necessidade de realização da COP-30 em Belém

Por Instituto Peabiru
Publicado em 08/04/2024

A oficialização de Belém como sede da COP-30, os investimentos planejados e os recentes anúncios de linhas de financiamento para projetos e iniciativas na região, refletem a importância da Amazônia e do Brasil no contexto das discussões climáticas globais. Status reforçado recentemente com a primeira visita do presidente francês Emmanuel Macron à América Latina e que teve início justamente pela capital paraense.

Apesar disso, recentemente rumores de um movimento sobre a possibilidade de dividir a realização da COP-30 entre várias cidades, além de Belém, ganharam evidência nacional em sites e portais de notícias. Os atores governamentais envolvidos na realização do evento, no entanto, rapidamente negaram esta possibilidade.

Com mais duas décadas de atuação na Amazônia, o Instituto Peabiru reitera a importância de realizar a COP-30 em Belém do Pará. Nossa missão é facilitar processos territoriais por uma Amazônia com direitos e vemos a COP-30 como uma oportunidade para ampliar esse compromisso. Apresentamos alguns motivos abaixo:

  • Conservação da floresta: Nossa atuação em projetos de conservação da biodiversidade e apoio à gestão socioambiental de empresas reflete o compromisso com a sustentabilidade da floresta em pé.
  • Bioeconomia: Trabalhamos com o desenvolvimento de cadeias de valor amazônicas, promovendo a bioeconomia e a valorização da sociobiodiversidade, o que está em perfeita sintonia com os objetivos da COP-30.
  • Realidade Local: Através de nossos programas sociais e de desenvolvimento sustentável, entendemos as complexidades da realidade local e buscamos soluções que beneficiem diretamente as comunidades de Belém e região.
  • Protagonismo Local: Fortalecemos a organização social de povos e comunidades tradicionais, garantindo que sejam protagonistas de sua realidade e possam reivindicar seus direitos de forma autônoma.
  • Compromisso com o Clima: Nossa parceria com organizações e redes focadas em questões socioambientais da Amazônia demonstra nosso compromisso com as metas climáticas globais.

A realização da COP-30 em Belém do Pará não seria apenas um evento, mas um ato de reconhecimento da importância da Amazônia e de organizações como o Instituto Peabiru e muitas outras que trabalham incansavelmente pela sua proteção e pelo bem-estar das comunidades que nela vivem.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários