Empoderamento de Meninas é tema de oficina para Adolescentes nas escolas em Vila Palmares (PA)

Por Instituto Peabiru
Publicado em 17/03/2025

“O que eu não entendia era o quanto o nosso papel é importante e crucial para o desenvolvimento de uma sociedade.” Esta fala foi dita pela jovem Luana Cardoso Ferreira, 18 anos, durante a oficina sobre Empoderamento de Meninas, promovida pelo Projeto Participa Jovem, realizada nos dias 10 e 11 de março, em Vila Palmares, localizada no município de Tailândia (PA). Luana continua, afirmando que “essa oficina contribuiu para que nós, meninas, possamos sempre procurar nosso lugar, lutar pelos nossos direitos e entender que o nosso lugar é onde nós queremos estar.”

Os desafios ainda encontrados para abordar os direitos de meninas e mulheres na sociedade foi o norte da oficina, alusiva ao Dia Internacional da Mulher,  8 de março, abordando o fortalecimento da autoestima, o protagonismo e a igualdade de gênero. Entre as adolescentes também estava Nagila Nascimento, 16 anos, que conta sobre os impactos da ação em sua percepção sobre o tema. “Agora me sinto muito confiante e posso saber que sou capaz e tenho essa confiança. E não é porque sou mulher que vou sonhar pequeno. Tenho que ter um objetivo além, e agora acredito que posso conseguir.”, relata a adolescente. 

Luana e Nagila são duas dos 171 adolescentes e jovens das escolas São Felipe, Anexo Gamaliel, Eriberto Jasper e Agropalma, que participaram das atividades. O engajamento dos alunos não aconteceu apenas na oficina, mas também na escolha da temática abordada.

“A escolha desse tema não foi feita por nós. Foi a partir da percepção dos adolescentes e jovens que participaram ainda da primeira fase. Então, era um tema latente pela percepção local deles e pelo entendimento da necessidade de discutir esse tema no ambiente escolar e fora dele”, afirmou Cláudio Melo, Gerente de Projetos do Instituto Peabiru.

Apesar da temática ser voltada para o empoderamento feminino, a presença dos jovens foi expressiva. A participação dos meninos também foi fundamental, pois a discussão sobre o empoderamento feminino precisa envolver todos na luta contra o machismo e na valorização do papel da mulher na sociedade. O objetivo principal era trazer esse debate para dentro da sala de aula, aproximando ainda mais o tema da vivência escolar.”, complementa Adriano do Egito, articulador social do projeto.

Metodologia

A oficina  foi ministrada pela  professora Natasha Soares, coordenadora do Núcleo de Gestão do Conhecimento no Fórum Paraense de Juventude, especialista em educação e empoderamento da juventude. 

Durante a oficina, a professora conduziu atividades como a produção de cartazes com duas turmas do Ensino Fundamental na Escola São Felipe e o jogo “Minhas Escolhas”, realizado com uma turma do Ensino Fundamental e outra do Ensino Médio na Escola Agropalma. 

“Eu vejo que essa atividade estimulou o compartilhamento de experiências e opiniões além do desenvolvimento, do pensamento crítico, da empatia, autonomia para que os jovens façam melhores escolhas, mais informadas e responsáveis em suas vidas pessoais.”, finaliza a professora. 

Sobre o projeto

O Projeto Participa Jovem é uma iniciativa do Instituto Peabiru, financiado pela Agropalma, e tem como objetivo promover lideranças adolescentes e jovens em territórios amazônicos, como em Vila Palmares, na Tailândia (PA). Vinculado às ações da Agenda 2030 do Peabiru, está em sua segunda edição, e aborda também a mitigação na Crise Climática e em Projetos de Vida para adolescentes e jovens. 

Por: Letícia da Cabanagem, Amanda Santos e Roberta Cartágenes, sob a supervisão de Luciana Kellen.

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