NOTA DE POSICIONAMENTO DO INSTITUTO PEABIRU AO CORTE DE RECURSOS PARA PESQUISA NO BRASIL

Por Instituto Peabiru
Publicado em 21/03/2025

O Instituto Peabiru manifesta preocupação com a pesquisa científica no Brasil, após os cortes significativos no orçamento destinado à Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, aprovados recentemente pelo Congresso Nacional na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025.

As reduções de R$ 3 bilhões que atingem diretamente o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), o CNPq e a CAPES representam um retrocesso para o desenvolvimento científico e acadêmico do país.

A pesquisa científica ocupa papel essencial nas ações, estratégias e projetos do Instituto Peabiru. Desde as equipes de trabalho composta por mestres, doutores e demais pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, até pesquisadores independentes e de instituições de pesquisa na Amazônia. Acreditamos no papel da ciência acadêmica a serviço da ciência do saber dos povos da floresta, garantindo a geração de conhecimento, inovação e a promoção de soluções sustentáveis para a Amazônia e seus povos. A exemplo das parcerias com o Museu Paraense Emílio Goeldi, por meio do Pró Goeldi, e a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do projeto Mangues da Amazônia.

A desvalorização da ciência e da educação evidenciada por estes cortes compromete a continuidade de pesquisas vitais para a sustentabilidade ambiental, a inclusão social e a inovação tecnológica no Brasil. Reduzir investimentos nesta área é fragilizar a capacidade do país de desenvolver soluções científicas para desafios globais como a crise climática, a segurança alimentar e a preservação da biodiversidade.

Por isso, o Instituto Peabiru se soma à luta da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e de toda a comunidade científica e acadêmica em defesa da recomposição do orçamento da pesquisa no Brasil. Reafirmamos nosso compromisso com a ciência como base para o desenvolvimento sustentável e a justiça social, e exigimos que os parlamentares revisem urgentemente suas decisões, garantindo os recursos necessários para que o Brasil continue a produzir conhecimento e inovação para o bem de toda a sociedade.

A ciência precisa de investimento. O Brasil precisa da ciência.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários