Adolescentes refletem sobre futuro em oficina do Projeto Participa Jovem, em Tailândia (PA)

Por Instituto Peabiru
Publicado em 14/10/2025

Estudantes de escolas públicas e particulares participaram de uma oficina sobre projeto de vida, promovida pelo Instituto Peabiru por meio do Projeto Participa Jovem, em Vila Palmares, em Tailândia (PA).

Um dos grandes desafios da adolescência é pensar no futuro: escolher uma profissão, equilibrar estudo e trabalho, lidar com as mudanças de ideia que surgem pelo caminho e transformar interesses em projetos de vida. Essas escolhas, embora pareçam distantes, começam a ser construídas agora, nas experiências dentro e fora da escola.
Em Vila Palmares, comunidade no Município de Tailândia (PA), estudantes de escolas públicas e particulares participaram da oficina de Projeto de Vida, realizada Projeto Participa Jovem, iniciativa do Instituto Peabiru com foco no fortalecimento de lideranças comunitárias adolescentes na amazônia.

A atividade marcou o encerramento de um ciclo que, desde setembro de 2024, promoveu debates sobre questões climáticas, cidadania e empoderamento de meninas, estimulando, a partir das oficinas e dinâmicas, o protagonismo juvenil e a reflexão sobre o papel das juventudes amazônidas nas comunidades.

Filosofia e juventude

Durante a oficina, o tema “projeto de vida” serviu como ponto de partida para reflexões sobre sonhos, desafios e escolhas. “É bom ensinar para os alunos o que eles vão querer fazer no futuro. Assim, já saímos preparados para enfrentar o que tem pela frente e conquistar nossos sonhos”, destaca Isadora Maia, estudante. 

O estudante Rydean Monteiro ressalta o papel do incentivo coletivo nas escolhas de cada jovem: “Com essas palestras e com a motivação que a gente recebe todos os dias, não só dos professores, mas também da nossa casa, dos nossos pais e amigos, seguimos buscando por nossos sonhos e objetos”. 

As oficinas de Projeto de Vida uniram filosofia, criatividade e autoconhecimento, aproximando o conteúdo da realidade dos jovens e incentivando o olhar para dentro e para o entorno. “Esse é o objetivo da filosofia: pensar junto, propor ações e mobilizações entre os jovens, fazer com que eles reflitam sobre  a própria realidade e possam ser agentes de transformação”, explica Bruna Gemaque, oficineira da atividade.

Para o articulador social Adriano Egito, a iniciativa contribui para fortalecer espaços de participação e reflexão sobre as juventudes amazônicas.  “O Participa fortalece lutas por políticas públicas para a juventude. O projeto contribui com debates e com ações concretas em Vila Palmares”, destaca Adriano.

Saiba mais sobre a atividade no vídeo.

Sobre o projeto Participa, Jovem!

O Participa Jovem é uma iniciativa do Instituto Peabiru voltada ao fortalecimento de lideranças adolescentes e à defesa dos direitos infantojuvenis na Amazônia. Desde 2024, o projeto desenvolve ações em diferentes territórios, promovendo oficinas, rodas de conversa e atividades que incentivam o protagonismo juvenil e o engajamento social.

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários