Instituto Peabiru participa de lançamento de livro sobre segurança alimentar durante a COP 30

O Instituto Peabiru participou nesta sexta-feira, 14, do lançamento do livro “Segurança Alimentar e Nutricional: O Papel da Ciência Brasileira no Combate à Fome”. O evento ocorreu na Agrizone, em uma parceria com a Embrapa e a ABC.
O Peabiru contribuiu na obra com um capítulo chamado “Como a bioeconomia na Amazônia pode contribuir para a segurança alimentar dos povos originários e comunidades tradicionais?”, assinado por Flora Bittencourt e João Meirelles.
O evento contou com a participação do diretor do Instituto Peabiru, João Meirelles, da gestora de projetos Flora Bittencourt, de Cláudia Buzzette de Calais, da Fundação Bunge, e da organizadora da obra, a pesquisadora Mariangela Hungria, que destacou a importância de promover o livro no contexto da COP 30.
“Segurança alimentar e nutricional é importante em todo o Brasil. Mas a Amazônia ainda é a região brasileira onde a gente vê maior nível de insegurança, apesar da aparente abundância de alimentação que poderia existir. Então é um tema que nunca poderia estar fora de qualquer reunião, ainda mais dessa COP30”, pontuou a pesquisadora.
A mesa abordou a importância do debate sobre a segurança alimentar na Amazônia, e divulgou o lançamento do livro em inglês. João Meirelles defendeu no evento uma das pautas prioritárias do Instituto Peabiru: a importância dos povos amazônicos na bioeconomia.
“O Peabiru e outras organizações querem deixar bem claro que não existe bioeconomia sem os povos tradicionais, grupos indígenas, quilombolas e os demais povos e comunidades tradicionais. Então, a COP 30 é uma oportunidade de tratar disso de uma forma bem enfática”, destaca o diretor do Instituto.
Flora Bittencourt durante a mesa sobre a importância do debate não apenas sobre bioeconomia, mas também sobre a soberania alimentar: “Quando discutimos bioeconomia, não basta pensar apenas em gerar renda ou criar novos produtos. Precisamos pensar em soberania alimentar, que envolve respeitar modos de vida, manter vínculos culturais e garantir que cada grupo social possa decidir sobre sua produção e consumo de alimentos.”
Baixe o livro “Segurança Alimentar e Nutricional: O Papel da Ciência Brasileira no Combate à Fome” de forma gratuita clicando aqui. Para baixar a versão em inglês, clique aqui.
Texto: Roberta Cartágenes.
Imagens: Franklin Salvador.
Coordenação Geral: Luciana Kellen.