Casa Goeldi: novo acordo de cooperação amplia parcerias pela reconstrução sustentável do patrimônio histórico paraense

Por Instituto Peabiru
Publicado em 28/11/2025


Em evento realizado em Belém (PA) no Espaço Amazônico Sempre, do Museu Emílio Goeldi, o Instituto Peabiru integra grupo de instituições que assinaram compromisso pelo espaço, patrimônio histórico e científico da Amazônia.

O Museu Paraense Emílio Goeldi, a Embaixada da Suíça no Brasil, o Governo do Estado do Pará e o Instituto Peabiru realizaram na quarta-feira (12/11) um evento de mobilização de recursos voltado à reconstrução sustentável da Casa Goeldi. A iniciativa dá sequência a uma parceria de longa data entre o Museu e o Instituto Peabiru, consolidada por meio do Programa ProGoeldi, criado há uma década para fortalecer a captação de recursos e o desenvolvimento da instituição amazônica.

Localizada no Parque Zoobotânico Emílio Goeldi, a Casa Goeldi data do século XIX e já serviu de residência a cientistas dedicados à pesquisa amazônica, entre eles o naturalista suíço Emílio Goeldi, que dirigiu o museu a partir de 1894 e foi responsável por importantes avanços no conhecimento científico sobre a região. 

O Projeto Casa Goeldi tem como objetivo restaurar e modernizar o espaço, preservando a arquitetura histórica e incorporando um design contemporâneo ao imóvel. A proposta prevê a criação de um centro de inovação em tecnologias sociais, biológicas e educacionais, fortalecendo a integração entre ciência, cultura e sustentabilidade. 

Esse encontro de mobilização de recursos para a Casa Goeldi é um momento para convidar outras empresas, além da MSC Foundation, do Banco UBS e do Banco Interamericano de Desenvolvimento, a participar desse projeto. Falta pouco para fecharmos a captação e esperamos concluir as obras a tempo de celebrar os 160 anos do Museu Goeldi, em outubro de 2026”, destacou João Meirelles, diretor do Instituto Peabiru.

Hanna Maués, gestora de projetos do Instituto Peabiru, visualiza que o projeto da Casa Goeldi tem potencial transformador para a ciência e os saberes produzidos na Amazônia.

O grande objetivo é que a gente traga para a vida das pessoas tudo que a ciência potencializa de saber. Seja através do âmbito educacional, em que a gente torna mais acessível o conhecimento, ou o âmbito cultural, onde a gente joga luz para tudo que a cultura pode traduzir dessa ciência. Além de diversificar as possibilidades de negócios e projetos, tanto com as comunidades tradicionais, quanto com os pesquisadores”, destaca Hannah.

ProGoeldi: parceria de uma década

Criado em 2015, o ProGoeldi é uma parceria entre o Museu Paraense Emílio Goeldi e o Instituto Peabiru voltada à mobilização e gestão de recursos para ações de revitalização do Parque Zoobotânico e fortalecimento institucional do museu.

O programa foi concebido durante as comemorações dos 150 anos do Museu Goeldi e, desde então, vem contribuindo para a realização de projetos de pesquisa, conservação e difusão científica, além de publicações, eventos e campanhas de engajamento público.

Com o novo Acordo de Cooperação Técnica, o Instituto Peabiru segue à frente da gestão e implementação das ações da Casa Goeldi, reafirmando seu compromisso com a valorização do patrimônio cultural e científico da Amazônia.

Saiba mais sobre a reforma na Casa Goeldi nas redes sociais do Instituto Peabiru! Clique aqui.

Texto: Amanda Santos
Produção: Roberta Cartágenes

Coordenação Geral: Luciana Kellen

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários