Belém ganha novo olhar em livro de João Meirelles
Publicado pela Editora Unesp, o livro Guia-me Belém, do escritor e ativista socioambiental João Meirelles, será lançado no dia 27 de janeiro, às 19h, no Sesc Ver-o-Peso , em Belém (PA). A obra propõe um olhar sensível e opinativo sobre a cidade e seus arredores.
Belém é uma cidade para ser vivenciada com tempo, atenção e sensibilidade. Essa é a proposta do Guia-me Belém, novo livro do escritor e ativista socioambiental João Meirelles, que será lançado no dia 27 de janeiro, às 19h, no Sesc Ver-o-Peso, em Belém (PA).
Resultado de mais de uma década de observação e vivência na capital paraense, o livro apresenta a cidade e seus arredores sob um olhar pessoal e opinativo pelos direitos de humanos e não humanos no Brasil. Diferente dos guias tradicionais, Guia-me Belém não se propõe a listar restaurantes, hotéis ou endereços comerciais. O foco recai em contar a cidade por meio dos caminhos, paisagens, histórias, referências culturais e ambientais – muitas delas narradas também por viajantes, escritores, moradores e moradoras da região.
Inspirado por obras dedicadas a cidades como as da Manuel Bandeira, Lúcia Machado de Almeida e Leandro Tocantins, João Meirelles constrói um guia compacto, de bolso, que propõe roteiros possíveis, destaca o que é singular em Belém dentro do contexto nacional e internacional e sugere leituras, filmes e percursos para quem deseja compreender a cidade para além do óbvio. “É um manifesto pessoal sobre a cidade que escolhi como morada por mais de duas décadas” escreve o autor na apresentação da obra.
Publicado pela Editora Unesp, o livro integra uma iniciativa editorial voltada à difusão do conhecimento e da cultura, com apoio da Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura (PROEC) da Unesp, fortalecendo o diálogo entre universidade, território e sociedade.
A parceria entre a Editora Unesp e o Instituto Peabiru se estende para além da publicação do livro e dialoga com iniciativas voltadas à reflexão sobre território, cultura e Amazônia contemporânea, como a Casa da Floresta Unesp Peabiru. Localizada no município do Acará, a Casa da Floresta funciona como espaço de encontros e aprofundamento de temas que atravessam o Guia-me Belém e está aberta a visitas mediante agendamento.
O lançamento contará com um bate-papo com o autor, seguido de sessão de autógrafos. A conversa terá a participação do renomado historiador Aldrin Moura de Figueiredo, professor e pesquisador da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará (UFPA), com atuação nas áreas de história, arte e memória na Amazônia.
Sobre o autor
João Meirelles nasceu em São Paulo, em 1960, e desde 2004 vive em Belém. . É autor de dezoito livros, metade deles dedicados à Amazônia. Com “O Abridor de Letras”, que trata do universo ribeirinho, venceu o Prêmio Sesc de Literatura (2017), na categoria contos. Atua há mais de quatro décadas no terceiro setor e, desde 1998, está à frente do Instituto Peabiru, organização da sociedade civil que se dedica à agenda de direitos da Amazônia. Sua trajetória como escritor e ativista o consolidou como referência nos estudos sobre Amazônia e na literatura de viagens, articulando território, cultura, história e meio ambiente.
Serviço
Data: 27 de janeiro (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Sesc Ver-o-Peso, Boulevard Castilhos França, 522 – Campina, Belém PA
Mais informações:
Luciana Kellen – Gerência de Comunicação Instituto Peabiru
+55 91 99376-6510