Núcleo Gestor dos Acordos de Pesca do Rio Canaticu se reúne em Curralinho

Por Instituto Peabiru
Publicado em 08/09/2014
DSC09974 copy

Núcleo Gestor dos Acordos de Pesca do Rio Canaticu e equipe do projeto Marajó Viva Pesca posam para foto da primeira oficina de construção dos acordos.

Nos próximos dias 27 e 28 de setembro, os integrantes do Núcleo Gestor dos Acordos de Pesca do Rio Canaticu, em Curralinho (Marajó-PA), irão se reunir para a segunda oficina de construção dos acordos. No primeiro encontro, que ocorreu nos dias 30 e 31 de agosto, os representantes eleitos pelas comunidades tiveram a oportunidade de construir um mapa com todos os detalhes e problemáticas envolvendo a pesca no rio em que vivem. Esta discussão proporcionou a elaboração de um primeiro rascunho das regras para pesca na região, que será levado para consulta pelo próprio Núcleo Gestor para os demais pescadores do Rio Canaticu. A ação integra a proposta de trabalho do projeto Marajó Viva Pesca (leia mais).

“A ideia é que na segunda oficina os representantes voltem das comunidades com uma avaliação de todos os pescadores do rio, ou uma boa parte deles, sobre as regras prévias que foram discutidas no primeiro encontro. A partir disso, com base no mapa que foi construído a partir do conhecimento dos pescadores e já fundamentado com os resultados das pesquisas científicas, iremos partir para a elaboração da primeira minuta das regras de pesca do Rio Canaticu”, explica Pâmela Costa, engenheira de pesca e consultora do projeto Marajó Viva Pesca.

DSC09883 copy

Regras pra pesca no Rio Canaticu foram discutidas pelo Núcleo Gestor e serão levadas para consulta das comunidades

No entanto, para que todos os moradores das 29 associações de comunidades existentes ao longo do Rio Canaticu tenham conhecimento das regras elaboradas pelo Núcleo Gestor, será realizada uma rodada de validação dos Acordos de Pesca. “Este será um momento em que iremos de polo em polo ao longo de todo o rio apresentar os acordos e ouvir dos moradores se eles concordam ou não, se possuem sugestões, críticas ou complementações. Tudo com a presença do representante daqueles polos de comunidades que foi eleito para integrar o Núcleo Gestor”, conta Manoel Potiguar, gerente de projetos do Instituto Peabiru.

Para o presidente da Colônia de Pescadores Z-37 de Curralinho e do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Marajó (CODETEM), Cacau Novaes, será necessário um trabalho de informação e esclarecimento para as comunidades para que os acordos sejam respeitados. “Com certeza teremos divergências de ideias. Mas hoje temos outras fontes de rendas que possibilitam que o pescador não deixe de receber o dinheiro dele no final do mês se não pescar. Então vamos pensar na questão da sustentabilidade. Vimos durante a oficina exemplos de que dá certo, que outros lugares conseguiram recuperar e hoje preservam os peixes. É o que vamos levar para as comunidades, mostrar que dá certo e todos seremos beneficiados”, comenta Cacau.

O Projeto Marajó Viva Pesca tem como principal objetivo a recuperação e conservação dos recursos pesqueiros do Rio Canaticu, no município de Curralinho (PA) em especial as espécies de peixe e camarão que estão em sobrepesca. Em execução desde o mês de setembro de 2013, o Marajó Viva Pesca é realizado pelo Instituto Peabiru com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, e do Governo Federal.

Veja mais fotos da oficina que ocorreu nos dias 30 e 31 em Curralinho (Marajó-PA).

DSC09905 copy

DSC09894 copy

DSC09887 copy

DSC09686

***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários