Publicações

Projeto Casa da Virada. Foto: Rafael Araújo, 2012.

Especial Peabiru 25 anos

Em 2023, o Instituto Peabiru completa 25 anos de atuação, com uma longa lista de projetos sociais e ambientais realizados na Amazônia. O reconhecimento dos desafios e a articulação com os atores nos territórios são tarefas sempre atualizadas e pautadas por metodologias participativas. Por isso, o momento de celebração compreende também um espaço para reflexão sobre os caminhos trilhados e para o planejamento do trabalho da organização nas próximas décadas. Como parte destas análises, o Peabiru contou com o olhar e a experiência do jornalista Dal Marcondes responsável por uma série de entrevistas capazes de colocar em perspectiva importantes momentos da história da organização e guiar a construção dos próximos passos. A publicação resultante destes diálogos – e da própria análise criteriosa do jornalista – é apresentada ao público como parte das ações que marcam os 25 anos do Peabiru.

Por Territórios

Costa Amazônica

Atuamos na região costeira da Amazônia desde 2006, em três sub-regiões: região do Salgado, especialmente nos municípios de Curuçá e Marapanim; região Bragantina, incluindo os municípios de Bragança, Tracuateaua e Augusto Corrêa, com suas populações extrativistas em Reservas Extrativistas Marinhas.

Grande Belém

Desde 2004, realizamos trabalhos na Grande Belém, compreendendo a capital e os municípios vizinhos, em agendas urbanas e rurais. Destaque para ações de acesso a direitos básicos e assistência técnica a populações ribeirinhas e das ilhas.

Marajó

Atuação desde 2009, a convite de representantes de grupos sociais de comunidades tradicionais da região. Baixos Indicadores de Desenvolvimento Humano (IDH). Atenção especial para Curralinho, Soure, Salvaterra, Cachoeira do Arari e Ponta de Pedras, (quilombolas e ribeirinhos). Realização de projetos variados, valorizando a cultura e economia local.


Livros

Guias, Planejamentos, Manuais e outras produções resultantes de trabalhos do Instituto Peabiru e parceiros, como Vivá Marajó, Casa da Virada e outros.


Especial Terceiro Setor

Artigos, cadernos e manuais, ensaios e livros publicados pelo Peabiru sobre o setor não governamental.


Relatórios Anuais

Acesse todos os Relatórios Anuais de Atividades publicados pelo Instituto Peabiru.

Outros

Acesse outros formatos de publicação do Instituto Peabiru, como dossiês e cartilhas temáticas.

Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários