Governança

Assembleia Geral

O Instituto Peabiru possui 20 associados promotores, que se reúnem regularmente em Assembleia Geral, seu órgão máximo de governança. Em seus 23 anos foram realizadas 41 assembleias gerais entre ordinárias e extraordinárias.

Conheça o quadro de associados que compõem a Assembleia Geral do Instituto Peabiru em 2022:

Adalberto Wodianer Marcondes

Jornalista, diretor executivo da DMCom Consultoria e do Instituto Envolverde, passou por diversas redações da grande imprensa, como Agência Estado, Gazeta Mercantil, Revistas Isto É e Exame como repórter e editor de economia e finanças. Desde 1998 dedica-se a cobertura de temas relacionados ao meio ambiente, educação, desenvolvimento e sustentabilidade empresarial. Especialista em Economia Ambiental pelo Procam-USP, Mestre em Produção Jornalística e Mercado pela ESPM-SP com especialização em Modelagem de Negócios Digitais.

D’Alembert de Barros Jaccoud

É colaborador de iniciativas em apoio à agricultura e ao meio ambiente para o desenvolvimento territorial sustentável da sociedade. Residiu em diversas regiões do país , entre elas o Baixo Parnaíba no Piauí, Palmas no TO, Belém no Pará e Barreiras na Bahia, atualmente reside no Jalapão, TO. É associado do Instituto Peabiru desde 2014.

Francisco Vila

Consultor internacional de empresas, governos e entidades. Diretor ou conselheiro de diversas empresas e entidades (Sociedade Rural Brasileiro, MAPA), autor de artigos em diversas publicações, palestrante. Experiência com projetos do Banco Mundial, PNUD e Ministério da Cooperação da Alemanha com trabalhos em 6 países focando no desenvolvimento econômico e regional. Participa do Peabiru desde sua fundação. Professor de pós-graduação durante 15 anos em Portugal e Alemanha.

Gilberto de Souza Meirelles Neto


Empreendedor em tecnologia para o mercado financeiro e consultor na área de reciclagem de resíduos da construção civil. Formado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV e comunicação com o mercado na ESPM.

Hermógenes José Sá de Oliveira

Diretor Executivo do Instituto Peabiru. É administrador com experiência de mais de 15 anos em gerenciamento de projetos de desenvolvimento. No Instituto Peabiru, coordenou projetos de gestão territorial e de recursos naturais, de diagnóstico e planejamento socioprodutivos, de educação popular, de geração de renda e de acesso a mercados para produtos da sociobiodiversidade. É doutorando do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFPA, instituição pelo qual tem mestrado no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), pelo Núcleo de Meio Ambiente (NUMA).

João Meirelles Filho


É diretor geral do Instituto Peabiru, desde sua fundação em 1998, representando a instituição, supervisionando mobilização de parcerias e recursos e comunicação e participando diretamente em projetos específicos. Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP, como ativista ambiental atua na defesa das florestas tropicais há 35 anos. Foi vice-presidente e diretor da Fundação SOS Mata Atlântica (1985-1990), dirigiu o Instituto de Ecoturismo do Brasil (1998-2002) e colaborou com diferentes organizações (Associação Brasileira dos Captadores de Recursos – ABCR, Fórum Amazônia Sustentável, entre outros).

João Marcos Silveira

Formado em Direito pela Universidade de São Paulo, possui pós-graduação em Propriedade Industrial pelo CEIPI – Centre d’Etudes Internationales de la Propriété Industrielle, da Universidade de Estrasburgo; especialização em Direito Tributário pelo Centro de Extensão Universitária, em São Paulo e Master of Intellectual Property pelo Franklin Pierce Law Center (UNH), em Concord, New Hampshire, E.U.A. Membro da Associação Paulista da Propriedade Intelectual – ASPI, na qual é diretor da Diretoria Jurídica e Ética. É sócio majoritário do JM Silveira & Associados Propriedade Intelectual Ltda. escritório especializado na área da propriedade industrial e intelectual.


João Menezes Neto


É bacharel em Comunicação Social pela UFMA, pos-graduado em Comunicação Organizacional pela UFMA, com MBA em Gestão pela FDC Fundação Dom Cabral e mestrado em Sustentabilidade pelo ITV Belém. Atuou por mais de 30 anos nas cadeias produtivas da Mineração, Logística e Agronegócio no Pará, Maranhão, Sergipe, Bahia e Rio de Janeiro, além de Moçambique nas atividades de RH e Sustentabilidade.


Joel Buecke


Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa, com especialização na proteção de plantas e no manejo integrado de pragas e doenças agrícolas. Residiu em Tailândia, Pará de 1997 até 2017, quando dedicou quase 20 nos de sua vida profissional ao agronegócio de palma de óleo. Desde 2018 mora em Ananindeua, onde tornou-se consultor no agronegócio sustentável, auxiliando as organizações no planejamento estratégico, treinamentos, melhorias de processo, etc.


José Mattos

Especialista em sustentabilidade, investimento de impacto e desenvolvimento territorial com mais de 20 anos de experiência nestas áreas, nos setores público e privado. Mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra, certificado pelo PNUD em metodologias para acelerar o desenvolvimento e pelo BID, em análise de indicadores de desenvolvimento sustentável. Trabalhou como gestor de relações institucionais na Natura entregando projetos importantes para as operações da empresa na Amazônia. Também trabalhou na Vale, Governos e Universidades Públicas, RedAmérica, Global Compact-UN. Finalmente, embarcou em seu sonho de empreendedorismo e abriu o ViaFloresta, um HUB de inteligência em Sustentabilidade, Investimento de Impacto e Desenvolvimento Territorial que visa conceber e entregar soluções baseadas nas SDGs e nas melhores práticas de ESG, apoiadas por tecnologias e métodos inovadores e disruptivos.


José Pedro de Souza Meirelles

Formado em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, com MBA pela BSP. Reside em São Paulo, trabalha há 35 anos em áreas administrativo-financeiras de diversas empresas nacionais e multinacionais, além de atuação como consultor nestas áreas.

Larissa Steiner Chermont

Possui graduação em Economia e especialização em Desenvolvimento Amazônico, ambos na UFPA (Brasil), mestrado em Desenvolvimento da América Latina, na University of Glasgow (Reino Unido) e doutorado em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental, pela UFPA, com período presencial no Development Studies Institute, London School of Economics (Reino Unido). Tem atuado nos últimos 20 anos como economista no setor governamental, tendo exercido o cargo de Coordenadora de Relações Internacionais do Governo do Estado do Pará (2015-2018), além de atividades acadêmicas no ensino de Teoria Econômica na área de Economia Ambiental, com ênfase em desenvolvimento e políticas públicas para a região amazônica.


Maíra Barbosa Parente

É formada em Administração pela UFPA com MBA em Gestão Financeira. Possui experiência de mais de 15 anos na área administrativo-financeira e atua no Instituto Peabiru desde 2011.

Marcia Côrtes

Profissional com quase 20 anos de experiência em questões de sustentabilidade, incluindo questões ambientais, sociais e de governança. Sólida experiência na preparação e implementação de projetos, gestão de carteiras, indicadores, monitoramento e avaliação e gestão de pessoal. Especialista no desenvolvimento de programas reconhecidos sobre negócios de impacto sustentável, promovendo empresários na procura de soluções sustentáveis mais rentáveis. Profissional com experiência em organizações internacionais (UNESCO, Banco Mundial e Instituto para o Clima e Sociedade) e empresas multinacionais (General Motors). Entre os interesses incluem-se o social, o ambiente, o desenvolvimento de capacidades, negócios de impacto sustentável, desenvolvimento urbano, gestão de resíduos sólidos e mobilidade urbana.


Nara Abdon d´Oliveira Eluan Lima

Sólida experiência em processos de Gestão de Pessoas, Gestão pela Qualidade, Planejamento Estratégico. Atuação como gestora de empresas provadas de grande porte, como consultora de empresas de médio e grande porte, em todos os segmentos, desenvolvendo e implantando ferramentas de gestão. Atuação como voluntário de ONG´s com foco assistencial para crianças em situação de risco e pacientes terminais. É Diretora da Gestor Consultoria há 20 anos.


Patrícia Neiva Coelho Schneider

Professora adjunto IV na Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Biológicas e membro do programa de Pós Graduação em Neurociências e Biologia Celular (PPGNBC). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003). Doutorado em Genética pela Universidade de Iowa, Estados Unidos (2010). Fez pós-doutorado na Universidade de Chicago, Estados Unidos, no laboratório da Dra. Elizabeth Grove, Departamento de Neurobiologia pesquisando o papel da via Wnt na padronização cerebral em mamíferos (2010- 2011). Atualmente esta afiliada ao departamento de Neurologia da Northwestern University, em Chicago, USA utilizando técnicas de genomica e proteomica para elucidar mecanismos de patogenicidade em desordens do desenvolvimento neurológico (NDD).

Regina Oliveira

Amazônida, cientista e ativista socioambiental e politica. Reside em Belém desde 1996. Como pesquisadora atua junto a populações tradicionais e seus territórios no entendimento e cooperação para o uso, manejo e conservação de recursos naturais e como formadora em pós graduação e iniciação científica. Atuou na Fundação Vitória Amazônica de 1990 a 1996, na coordenação de projetos e elaboração do plano de manejo do Parna Jaú. Desde 1996 é pesquisadora no Museu Paraense Emílio Goeldi. Formada em Ciências Biológicas pela FAHUPE e doutora em Desenvolvimento sustentável pela UnB.

Rogério Favacho da Cruz

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Pará (2004), especialista em Gestão Empresarial pelo IESPES (2016). Trabalha desde 2003 em atividades como elaboração e análise de projetos, prospecção, captação e mobilização de recursos, além da gerência comercial com enfoque em sustentabilidade estratégica. Colaborou em projetos de instituições como a Universidade Federal do Pará, Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa, Grupo Agropalma e Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia. Atuou em nível gerencial no Instituto Peabiru, Associação Comercial e Empresarial de Santarém e Iate Clube de Santarém. Na docência, atuou no desenvolvimento institucional da Fundação Esperança, como coordenador do Curso de Logística e produziu, em parceria com outros professores, pesquisas voltadas ao empreendedorismo e bioclima aplicado à Logística. É docente do curso de Administração da Ufopa e está como Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional desde 2018.

Ruth Almeida

Doutora em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2013), com tese voltada para as relações entre empresas de Biocosméticos e Comunidades Rurais. Mestra em Sociologia Geral pela Universidade Federal do Pará (2005), Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFPA (2002). Professora da UFRA, lotada no Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH), ministra aula das disciplinas Sociologia Rural, Extensão Rural e Relações Étnico Raciais. Integra os Conselhos das Unidades de Conservação, Reserva Extrativista Marinha Cuinarana e Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia. Lidera o Grupo de Pesquisa em Relações de Gênero e Ruralidades Amazônicas (GERAR/CNPq). Possui experiência nas área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de gênero, agricultura familiar, relação empresas e comunidades, unidades de conservação e conflitos sociais.

Sérgio Castro Gomes

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará, mestrado em Economia pela Universidade da Amazônia e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Professor da Universidade da Amazônia (UNAMA) desde 1989. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração – PPAD da UNAMA com área de concentração em estratégias, competitividade e desenvolvimento regional. Membro de corpo editorial das revistas Traços – UNAMA, Revista de Administração Mackenzie (RAM) e Amazônia, Organização e Sustentabilidade (AOS) UNAMA. Revisor de periódicos científicos nacionais. Atualmente exerce a chefia da diretoria de estatística, tecnologia e informação do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará – IDESP. Representante da UNAMA na Rede Amigos da Amazônia (RAA). Currículo Lattes



Conselho Diretor

O Conselho Diretor, eleito a cada dois anos, é o órgão de deliberação executivo do Instituto Peabiru. É composto por:

João Meirelles Filho – Diretor Geral
Hermógenes José Sá de Oliveira – Diretor Executivo
Maíra Barbosa Parente – Diretora Tesoureira


Conselho Fiscal

O Instituto Peabiru possui um conselho fiscal de três titulares e três suplentes, para orientar a Assembleia Geral e apreciar regularmente os demonstrativos financeiros.

Titulares

Gilberto de Souza Meirelles Neto
Hinton Hennington Portilho Bentes Neto
Rogério Favacho da Cruz

Suplentes

João Menezes Neto
Rui Salles Lanhoso Martins


Conselho Consultivo

Lee Pegler
Maria Jose Barney Gonzalez
Maria Tereza Meinberg


Colaboradores

O Instituto Peabiru conta com um conjunto de colaboradores, estagiários, consultores e pesquisadores associados e voluntários, mobilizados em função dos programas e projetos, num processo dinâmico de trabalho.




Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários