
Duração: 2021-2026.
Territórios: Augusto Corrêa, Viseu, Bragança e Tracuateua, no Pará.
Financiador: Petrobras Socioambiental.
Realização:Instituto Peabiru, Instituto Sarambuí e Laboratório de Ecologia de Manguezal da UFPA.
Eixos de atuação:
O Mangues da Amazônia
O Mangues da Amazônia é um projeto socioambiental com foco na recuperação e conservação de manguezais, por meio de ações de Reflorestamento, Educação Socioambiental e Pesquisa Técnico-Científica.
Quem faz?
O Mangues da Amazônia é realizado pelo Instituto Peabiru e Associação Sarambuí, com apoio do Laboratório de Ecologia de Manguezal da Universidade Federal do Pará (LAMA/UFPA), e conta com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental.
Onde atua?
As ações do projeto são realizadas em quatro Reservas Extrativistas Marinhas (RESEX Mar) no estado do Pará, sendo elas localizadas nos municípios de: Augusto Corrêa (RESEX Mar de Araí-Peroba), Bragança (RESEX Mar de Caeté-Taperaçu), Tracuateua (RESEX Mar de Tracuateua) e Viseu (RESEX Mar de Gurupi-Piriá).
Como participar?
São realizadas diferentes iniciativas voltadas às comunidades das RESEX Marinhas e também atividades abertas para todxs. Conheça as principais ações do Mangues da Amazônia:
Clube do Recreio
O Clube do Recreio atua com a Educação Ambiental em uma perspectiva decolonial com as crianças na primeira infância, faixa etária entre 4 a 6 anos. O clube tem como objetivo contribuir na sensibilização do cuidado com a natureza, em especial as áreas do manguezal, em que a criança é parte da natureza. As ações realizadas no Clube do Recreio acontecem por meio de atividades socioeducativas, através da ludicidade, brincadeiras e associação com os saberes tradicionais das comunidades, por meio da afetividade com a natureza, o cuidado e o respeito com o seu espaço social e o ecossistema manguezal.
Clube de Ciências
O “Clube de Ciências” busca promover a ampliação do contato das crianças com o universo científico, estimulando o olhar curioso e sensibilizando-as para a importância de conservar ambientes como o manguezal. Em cada encontro são realizadas práticas educativas que unem os conhecimentos tradicionais e conhecimentos científicos buscando tornar o aprendizado de ciências mais acessível e prazeroso, além de mostrar que este não se desconecta da realidade comunitária.
AlfaMangue
O Clube AlfaMangue atua como um apoio educacional em parceria com as escolas das comunidades, atendendo crianças de 7 a 9 anos que apresentam distorção idade-série ou dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. O clube promove atividades voltadas à alfabetização, contextualizadas com a Educação Ambiental não formal e tendo como eixo central o manguezal. Além disso, valoriza as vivências e experiências dos alunos e de suas comunidades, tornando o processo de aprendizagem mais inclusivo, significativo e conectado à realidade local.
Protetores do mangue
O Clube Protetores do Mangue, do Projeto Socioambiental Mangues da Amazônia atua com adolescentes de 13 a 17 anos de idade. O Clube trabalha com temáticas ambientais, principalmente abordando temas relacionados ao ecossistema manguezal, porém aborda temáticas voltadas para educação em direitos humanos, direito constitucional ambiental, de modo a contribuir para formação de cidadãos mais sensíveis e críticos às questões socioambientais, além de auxiliar com o maior protagonismo dos adolescentes.
Nem te conto: diálogos com a comunidade
Ação desenvolvida pela equipe psicossocial do Mangues da Amazônia a partir de demandas apresentadas pela própria comunidade. Os temas das rodas de conversa abordaram saúde mental, saúde da mulher, gravidez na adolescência, dentre outros.
CineResex
O CineRESEX é um cinema montado ao ar livre ou em espaços comunitários, onde são projetados documentários, filmes de curta e longa-metragem com diversas temáticas, mas sempre com foco em temáticas de interesse para as comunidades. Através do CineRESEX proporcionamos um momento recreativo e utilizamos como ferramenta os processos educativos não-formais, servindo também como ferramenta essencial para a sensibilização das comunidades-alvo referente às questões socioambientais trabalhadas no projeto Mangues da Amazônia. Além do entretenimento, o CineRESEX proporciona a melhora da autoestima com rodas de conversa e dinâmicas pensadas para cada tipo de público, reforçando o sentimento de que elas são protagonistas de suas próprias histórias.
Saiba mais
Acompanhe todas as ações do Mangues da Amazônia em seus canais de comunicação. https://manguesdaamazonia.org.br/
ODS atendidos pelo projeto
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável