O Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil – Noruega (BRC) é uma parceria formada por três instituições brasileiras – Universidade Federal do Pará, Universidade Federal Rural da Amazônia e Museu Paraense Emílio Goeldi, uma instituição norueguesa, a Universidade de Oslo, e a empresa Hydro, que atua no setor de mineração no Pará, Brasil.
O objetivo é promover a cooperação para o desenvolvimento de pesquisas. Tem como finalidade apoiar projetos de pesquisa sobre restauração, mudanças climáticas e biodiversidade na Amazônia brasileira, visando desenvolver conhecimento sobre clima e biodiversidade, contribuindo para o desenvolvimento de áreas fundamentais para a exploração segura dos recursos naturais do Estado do Pará, de forma eficiente e ecologicamente correta.
O Instituto Peabiru exerce a Secretaria Executiva do Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil–Noruega (BRC), apoiando a gestão administrativa e a articulação entre seus parceiros institucionais: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Universidade de Oslo (UiO) e Hydro. A Secretaria Executiva tem a função de garantir o bom funcionamento dos fluxos do consórcio, organizando reuniões, acompanhando planos de trabalho, sistematizando informações e assegurando a memória institucional. Também atua na comunicação e no fortalecimento da governança, facilitando o diálogo entre os membros e apoiando a execução de projetos e ações de pesquisa, visibilidade científica e engajamento com a sociedade.

ODS atendidos pelo projeto








Objetivos do Desenvolvimento Sustentável





