Comunidades aprimoram trilhas de ecoturismo em Almeirim

Por Instituto Peabiru
Publicado em 14/09/2012

Subir a Serra de Arumanduba por caminhos de mata primária conservada e ao topo apreciar uma bela vista do Rio Amazonas e da região de campos e lagos. Essa é a “Trilha dos Castanheiros”, um dos atrativos turísticos apontados pelo Diagnóstico do Potencial Ecoturístico de Almeirim (PA), resultado do primeiro ano do projeto Almeirim Sustentável, desenvolvido pelo Instituto Floresta Tropical – IFT e pelo Instituto Peabiru, com apoio do Fundo Vale.

Na semana passada, os comunitários participantes do projeto, que representam as comunidades de Nova Arumanduba, Lago Branco, Praia Verde e Bota Fogo, realizaram a trilha para simular a visitação e aprimorar as técnicas de condução de visitantes em ambientes naturais. A trilha é visitada por turistas de todo lugar e recebe o grupo de veleiros do Rallye Iles Du Soleil (Ilhas do Sol) a cada ano.

De acordo com Angela Kaxuyana e Ana Gabriela Fontoura, responsáveis pela atividade, os moradores tem oportunidade de testar os roteiros turísticos elaborados por eles nos encontros de capacitação promovidos pelo projeto, bem como experimentar os conhecimentos adquiridos sobre o tema. A atividade fez parte do terceiro módulo do curso de capacitação em Ecoturismo de Base Comunitária (EBC) do projeto Almeirim Sustentável, realizado de 2 a 4 de agosto.

***