Diretora da Bovespa visita Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém

Por Instituto Peabiru
Publicado em 14/09/2012

Grupo do MMIB apresentou ações realizadas pela associação.


O diretor do Instituto Peabiru, João Meirelles, e a coordenadora do Programa de Ecoturismo de Base Comunitária, Ana Gabriela Fontoura, acompanharam a viagem. Com 14 anos de atuação, o MMIB participou da Escola Ribeirinha de Negócios, projeto do Instituto Peabiru financiado pela BVS&A. Sônia Favaretto conheceu a sede do MMIB e seus diversos núcleos de trabalho. “O que vocês fazem é muito especial e precisa se fazer conhecer”, disse a diretora ao grupo de associados que participou do encontro. “Mais que um projeto, é um sonho por tudo que consegue mudar”, completou.

Daniele Silva, coordenadora do MMIB, falou das transformações conquistadas com a atuação da associação. “Hoje aprendemos a dar valor ao nosso trabalho como mulher. É uma outra visão”, afirma. Ela explicou como as ações que geram trabalho e renda, como o cultivo da priorioca, o turismo de base comunitária, a produção de biojoias e papel reciclado dão autonomia e evitam que as famílias busquem o centro urbano. “É importante para nós ter renda, ter trabalho, sem precisar ir para a cidade”, concluiu.

Os cerca de dez participantes também apresentaram as iniciativas que precisam de apoio para ser fortalecidas e a importância da divulgação para ampliar as oportunidades de trabalho.  “A gente conseguiu realizar o que a gente sonhou, mas sabemos que muitos dons ainda podem ser desenvolvidos”, destacou Adriana Lima, uma das fundadoras da associação. O Instituto Peabiru é parceiro do MMIB desde 2004.

***