Belém recebe peregrinação em homenagem ao Glorioso São Sebastião

Representantes da Irmandade de Devotos do Glorioso São Sebastião de Cachoeira do Arari rezam ladainhas durante Dia do Marajó, em Belém (Foto: Arquivo Instituto Peabiru)

Representantes da Irmandade dos Devotos do Glorioso São Sebastião de Cachoeira do Arari rezam ladainhas durante Dia do Marajó, em Belém (Foto: Arquivo Instituto Peabiru)

Os devotos do Glorioso São Sebastião podem participar até dia 09 de maio, em Belém, das peregrinações em homenagem ao padroeiro dos vaqueiros do Marajó. A imagem peregrina do santo chegou na última sexta-feira, 03, na escadinha do cais do porto da Estação das Docas. Durante o período que permanece na capital paraense, a Comissão dos Foliões, da Irmandade dos Devotos do Glorioso São Sebastião do município marajoara de Cachoeira do Arari, visita a casa de famílias devotas, órgão públicos e instituições que promovem a preservação dessa manifestação cultural do Marajó.

As peregrinações são acompanhadas de cantos e folias, com declamações de ladainhas em latim com sotaque caboclo. Em Cachoeira do Arari, a festa de São Sebastião é uma tradição secular elevada a Patrimônio Cultural do Estado do Pará, em 2010. Todos os anos são realizadas mais de 90 manifestações nos 16 municípios do arquipélago.

Viva Marajó – A valorização das manifestações culturais é uma das prioridades do Programa Viva Marajó, do Instituto Peabiru. A ONG apoiou desde o início o processo de criação do Instituto Glorioso São Sebastião (IDGSS), seja contribuindo para o diálogo com a Igreja Católica, seja colaborando em sua constituição, como na  criação de estatutos.

Para dar mais visibilidade à candidatura da Festividade do Glorioso São Sebastião como patrimônio imaterial junto ao IPHAN, que desde 2004 faz o inventário histórico da manifestação, o Instituto Peabiru promoveu em junho de 2011 um Dia do Marajó em Belém dedicado ao tema. Houve a participação do Bispo de Ponta de Pedras, Dom Alessio Saccardo Sj, da superintendente do IPHAN no Pará, Dorotéa Lima, e da Irmandade de São Sebastião de Cachoeira do Arari, representada por Ademar Feio.

, , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: