Artigo: Sobre a autonomia da mulher no extrativismo da mangaba no Pará

mulher extrativista

Mulher no extrativismo da mangaba. Tema foi tratado em artigo publicado na Revista de Economia e Sociologia Rural

 

“Os resultados demonstram que a maioria das mulheres (66%) considera que tem autonomia na organização do trabalho e no uso da renda da venda dos frutos, o que contraria as pesquisas acadêmicas sobre a agricultura familiar em que o trabalho da mulher é, geralmente, subordinado ao do homem.”

O trecho acima é do artigo “‘É sempre bom ter o nosso dinheirinho’: sobre a autonomia da mulher no extrativismo da mangaba no Pará”, publicado na Revista de Economia e Sociologia Rural e produzido pela mestre em Agriculturas Amazônicas e Desenvolvimento Sustentável e Coordenadora do Projeto de Desenvolvimento no Instituto Peabiru, Thiara Fernandes, juntamente com a Pós-doutora em Antropologia, pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental, bolsista de produtividade do CNP, Dalva Maria Mota.

O artigo tem por objetivo analisar o trabalho da mulher no extrativismo da mangaba sob o foco da autonomia. Para tal, um estudo de caso foi realizado na localidade de Espírito Santo, município de Maracanã, estado do Pará. Os principais procedimentos metodológicos foram a observação e a realização de entrevistas abertas e semiestruturadas. Três aspectos centrais são analisados no artigo: a organização do trabalho da mulher (na casa e no campo), os arranjos para beneficiamento e venda e o usufruto da renda gerada pelo trabalho no extrativismo.

Leia o artigo, na íntegra, aqui.

, , , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: