Viva Melhor Sabendo Jovem – Projeto reúne gestores de unidades socioeducativas

Por Instituto Peabiru
Publicado em 27/04/2016
A capacitação tem como objetivo apresentar as temáticas que serão desenvolvidas com os socioeducandos da Fasepa, por meio dos adolescentes e jovens capacitados pelo projeto ao longo do primeiro trimestre de 2016. As atividades vão desenvolver competências que garantam a cidadania dos internos e a participação deles na proposição de políticas públicas voltadas para a juventude. FOTO: FRANKLIN SALVADOR / ASCOM FASEPA DATA: 26.04.2016 BELÉM - PARÁ

A capacitação tem como objetivo apresentar as temáticas que serão desenvolvidas com os socioeducandos da Fasepa, por meio dos adolescentes e jovens capacitados pelo projeto. Foto: Franklin Salvador / ASCOM FASEPA

Gestores e arte-educadores das unidades de internação e semiliberdade para adolescentes e jovens da Região Metropolitana de Belém participam, até sexta-feira (29), de capacitações sobre o projeto “Viva Melhor Sabendo Jovem”. As unidades são gerenciadas pela Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), cujo projeto, desenvolvido em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a infância (Unicef) e Instituto Peabiru, leva para dentro das unidades socioeducativas discussões sobre cultura de paz, prevenção do HIV/ Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis e hepatite, prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas, entre outros temas.

A capacitação tem como objetivo apresentar as temáticas que serão desenvolvidas com os socioeducandos da Fasepa, por meio dos adolescentes e jovens capacitados pelo projeto ao longo do primeiro trimestre de 2016. As atividades vão desenvolver competências que garantam a cidadania dos internos e a participação deles na proposição de políticas públicas voltadas para a juventude. A gestora do Centro Socioeducativo Masculino (Cesem), Amanda Loureiro, destacou a iniciativa como uma oportunidade de alertar adolescentes e jovens privados de liberdade sobre temas importantes como o uso de drogas e as doenças sexualmente transmissíveis. “Esse momento é de suma importância para levar esse debate para dentro dos espaços socioeducativos”, diz.

Tássia Alves, 19 anos, participa desde 2014 dos projetos do instituto Peabiru e é uma das jovens que vai atuar nas unidades socioeducativas. Ela aponta a necessidade de qualificar cada vez mais adolescentes para atuar na área da juventude. “Temos adolescentes e jovens que já militam nessa área, principalmente na periferia de Belém, graças ao projeto. É fundamental a participação para garantir, de forma efetiva, o protagonismo juvenil”, explica.

A coordenadora de Mobilização Social do instituto Peabiru, Selli Rosa, observa que o momento é de esclarecer os gestores e arte-educadores das unidades socioeducativas sobre o funcionamento do projeto, além de ouvir dos servidores qual a melhor abordagem para o atendimento dos socioeducandos. “inicialmente trabalhamos a formação dos temas que serão desenvolvidas nas instituições apontadas pela própria Fasepa. Vamos atuar na área da sensibilização e motivação das temáticas com esses parceiros, para valorizar o trabalho já existente”, ressalta.

Coordenadora do Pro Paz Escola, Monica Altman afirma que o trabalho desenvolvido com os servidores da Fasepa vai facilitar a entrada dos jovens selecionados pelo projeto nas unidades socioeducativas. “Essa proposta tem tudo a ver com o Pro Paz Escola, já que será feito por adolescentes, com a inclusão de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Eles serão capacitados para entrar nas nossas escolas estaduais e municipais. Temos a missão da disseminação da cultura de paz, o que é uma grande conquista para todos”, reforça.

Tiago Furtado
Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará
***
Inscrever-se
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários