UNICEF e Instituto Peabiru capacitam municípios para realização do Selo UNICEF

Desde a última semana de janeiro, os municípios da Amazônia Legal que se inscreveram no projeto Selo UNICEF edição 2017-2020 estão tendo a oportunidade de conhecer melhor a metodologia. Os Encontros de Capacitação do Selo UNICEF já foram realizados em Macapá (AP), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC), e em dois polos do estado do Pará: Belém e Santarém.

 

Santarém

Capacitação do Selo UNICEF em Santarém, PA.

 

Os eventos são promovidos em parceira entre o UNICEF, os Governos Estaduais, o Instituto Peabiru e, no polo Santarém, teve o apoio da Prefeitura Municipal. 260 articuladores de 121 municípios, presidentes de Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), mobilizadores de adolescente, secretários municipais e técnicos do Governo Estadual conheceram a nova metodologia da iniciativa e foram formados para realizar o 1º Fórum Comunitário.

Os encontros tiveram duração de dois dias, exceto em Macapá (AP), onde os municípios já haviam sido formados sobre a metodologia. Para o presidente Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Augusto Correa (PA), Admilson Ribeiro, o Selo é um estimulo que leva as ações do município a resultados cada vez melhores.

“É uma ferramenta que vem trazendo uma soma de esforços para levar até crianças e adolescentes o que realmente precisam: promover e garantir seus direitos. E o Selo tem contribuído muito para nosso município, e as demandas que são colocadas tem sido sucesso”, relata o presidente do CMDA de Augusto Correa, cidade que já conquistou por duas vezes a certificação do UNICEF.

A articuladora e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Porto do Acre, Jocicleide de Lima, está também otimista para colocar em prática, em seu município, as informações que recebeu na capacitação do Selo UNICEF.

“Quero colocar já em prática a metodologia do Selo UNICEF. Quando apresentá-lo ao prefeito e aos secretários tenho certeza que receberemos o apoio necessário para garantir políticas públicas com qualidade para crianças e adolescente de Porto do Acre como também o incentivo de incluí-los na abordagem de seus direitos”, disse.

 

amapá

Capacitação do Selo UNICEF no Amapá.

 

Próximas capacitações – As formações seguem durante os meses de março e abril, de acordo com o calendário abaixo:

12 e 13 de março – Cuiabá (MT) e Palmas (TO)

13 e 14 de março – Manaus (AM)

15 e 16 de março – Araguaína (TO) e Sinop (MT)

20 e 21 de março – Marabá

03 e 04 de abril – Porto Velho (RO)

Maranhão – Os municípios do estado do Maranhão serão capacitados apenas para a realização do 1º Fórum Comunitário, pois participaram de formação sobre a metodologia ainda em 2017. O evento ainda não tem data definida, mas será no mês de abril.

 

Veja aqui maiores informações sobre o Selo UNICEF.


O Instituto Peabiru é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com 19 anos de atividade, sede em Belém do Pará, com a missão de facilitar processos de fortalecimento da organização social e da valorização da sociobiodiversidade, especialmente para que as populações extrativistas e os agricultores familiares da Amazônia sejam protagonistas de sua realidade. Atua no Pará, Amapá, Maranhão e Bahia.

 

, , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: